As Reservas Internacionais Líquidas (RIL) de Moçambique, necessárias para as importações de bens e serviços, caíram em Outubro para cerca de 3 mil milhões de dólares, devido às transferências pelos bancos, segundo dados oficiais.
De acordo com um relatório Estatístico do Banco de Moçambique (BM), referente ao mês de Outubro, citado pela agência Lusa, essas reservas, em moeda estrangeira, ascendiam a mais de 3,1 mil milhões de dólares no início de mês.
A queda durante o mês de Outubro, equivalente a 52,8 milhões de dólares, colocou essas reservas num nível suficiente para garantir 3,1 meses do total de exportações, contra 3,2 meses no final de Setembro.
“O desempenho de Outubro foi condicionado pelas transferências dos bancos, que totalizaram 187,4 milhões de dólares, mas também com o pagamento do serviço da dívida, no valor de 63,3 milhões de dólares num mês”, aponta o documento consultado pela Lusa.
Em Janeiro último, o BM aumentou o rácio de reservas obrigatórias para depósitos à ordem, em moeda estrangeira, de 11,5% para 28%, e em Abril reduziu o fornecimento aos importadores de combustível de 100% para 60%.
O Governo tinha definido, no Orçamento do Estado de 2023, o objectivo de constituir Reservas Internacionais Líquidas no valor de 2,9 mil milhões de dólares, “correspondentes a três meses de cobertura das importações de bens e serviços não factoriais”.