Proprietários do Rovuma LNG anuncia 520 milhões de investimentos de curto prazo

0 5

Parceiros da Área 4 da Bacia do Rovuma (Exxon Mobil, Eni, CNPC, Galp, ENH e Kogas), proprietários do Rovuma LNG, anunciaram hoje a Decisão Inicial de Investimento (DII) do projecto de produção, liquefação e comercialização de gás natural que irá produzir 15.2 milhões de toneladas de gás por ano.

Os parceiros avançarão com as atividades iniciais de midstream (fase da indústria do gás e petróleo onde as matérias-primas são transformadas em produtos prontos para uso específico) lideradas pela ExxonMobil e upstream (fase da indústria do gás e petróleo caracterizada pelas Actividades de exploração, perfuração e produção) lideradas pela ENI num valor de 520 milhões de dólares de investimento.

A partir de 2020, o consórcio da área 4 da Bacia do Rovuma prevê investir entre 27 a 33 biliões de dólares americanos na criação de condições para a exploração do gás, cujo início está previsto para 2025. O projecto da Anadarko (agora liderado pela Total) deverá ser suplantado em termos de volume de investimento que prevê 23 biliões de dólares.

Peter Clarke, Vice-Presidente da Exxon Mobil Upstream Oil and Gas, disse que o desenvolvimento do Rovuma LNG impulsionará a industrialização do país e Moçambique tornar-se-á num dos principais exportadores mundiais de Gás Natural Liquefeito que é importante fonte de energia no contexto global.

O Presidente da República, Filipe Nyusi, defendeu que os Projectos de exploração de recursos minerais não devem transformar-se em “maldição”, tal como noutras realidades, onde os recursos como petróleo e gás são razões para guerras entre irmãos da mesma pátria. “Queremos e devemos fazer a diferença”, avançou Nyusi, exortando que os parceiros da área 4 continuem a apostar na formação de moçambicanos para que acedam aos potenciais empregos e, por esta via, possam beneficiar dos ganhos de exploração do gás natural.

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com