A Vodacom Moçambique mantém a sua visão tecnológica e futurista no apoio ao desenvolvimento da economia do país e dos moçambicanos. Para continuar a materializar este objectivo, na última sexta-feira, 29 de Setembro, a telefonia lançou a primeira pedra para construção de um novo centro de dados (data center) na cidade da Matola, província de Maputo.
Trata-se de uma infra-estrutura a ser equipada com tecnologia de última geração, respondendo assim às necessidades das empresas que procuram expandir a sua presença digital, melhorar as capacidades de recuperação de dados em caso de desastres e optimizar a sua infra-estrutura de tecnologias de informação.
“A nossa missão é crescer com Moçambique, contribuindo para uma economia sustentável e resiliente, recorrendo aos mais altos padrões de tecnologia de ponta e de segurança. Com a construção deste centro de dados, queremos que as empresas, ao associarem-se a nós, possam concentrar-se apenas no seu principal negócio, enquanto nós protegemos os seus dados e aplicações críticas”, anunciou Lucas Chachine, Presidente do Conselho de Administração da Vodacom Moçambique, sobre a importância do novo data center a ser construído na Matola.
O mais novo centro de dados da Vodacom será do tipo Tier 3, estabelecendo uma referência de disponibilidade e fiabilidade excepcionais. “Reconhecemos a natureza crítica das suas operações e as nossas instalações foram projectadas para garantir um serviço ininterrupto”, defendeu Lucas Chachine.
O Presidente do Conselho Municipal da Matola, Calisto Cossa, destacou a importância da instalação do centro de dados na Matola, por se tratar de uma zona industrial onde estão implantadas muitas empresas. “A Matola tem o maior parque industrial do país. para nós a instalação deste centro de dados irá catapultar a gestão de dados das empresas da Matola e não só. Este empreendimento é crucial para a segurança de dados das empresas”, sublinhou.
A infra-estrutura irá incorporar as mais elevadas características de segurança disponíveis na indústria para a protecção dos activos nela colocados. Serão implementadas medidas rigorosas de controlo de acesso, para salvaguardar dados e aplicações críticas, garantindo a máxima segurança aos utentes.
No que se refere ao controlo dos sistemas, a Vodacom optou pela neutralidade, oferecendo aos clientes a liberdade de seleccionar provedores de telecomunicações que se adaptem às suas necessidades específicas.
Situado nos arredores de Maputo, o novo data center goza de uma localização ideal para operações de recuperação de desastres. Este posicionamento estratégico permite um acesso eficiente aos mercados locais e globais, tornando-o uma escolha atractiva para as empresas que procuram salvaguardar as suas operações.
As instalações terão infra-estruturas de última geração, incluindo sistemas de refrigeração avançados, protocolos de segurança robustos e fontes de energia redundantes, promovendo um ambiente de inovação e que assegure operações ininterruptas.
O lançamento da primeira pedra foi feito pelo Presidente do Conselho Municipal da Matola, Calisto Cossa, acompanhado pelo PCA da Vodacom, Lucas Chachine e pelo Director Geral da Vodacom, Simon Karikari..