Urge trabalhar com o Governo para garantir melhores resultados

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Victória Mwaniki é, desde Janeiro deste ano, a nova directora geral do Radisson Blu Hotel & Residence Maputo, uma empresa hoteleira e turística de referência na capital moçambicana. Antes de encabeçar a Direcção da empresa, Mwaniki era a directora financeira desde 2018. Em conversa com a “Negócios”, Victória Mwaniki defende a inclusão das entidades governamentais no desenho de estratégias para o sector. Explica que os Pacotes Staycation, o Hybrid Meetings e o More Jazz Sessions são alguns dos produtos que diferenciam a sua empresa da concorrência.  Foi recentemente nomeada directora-geral do Radisson Blu Hotel & Residence Maputo. Que desafios espera no desempenho das suas novas funções? Os desafios actuais que temos são os mesmos enfrentados por todos na indústria. A nossa prioridade é garantir a segurança dos nossos hóspedes e colegas, mantendo a nossa qualidade e serviços nos níveis aceitáveis. Treinamos continuamente os membros da nossa equipa para se protegerem, enquanto aprendemos maneiras novas e mais saudáveis de servir os nossos clientes. Também é muito importante em momentos como este trabalharmos em estreita colaboração com organismos governamentais e garantir que os nossos esforços estejam alinhados para atingir o mesmo propósito. Isso reflectiu-se ao recebermos a certificação “Limpo e Seguro” do INATUR, no início de Janeiro deste ano, e a certificação SGS, em Agosto do ano passado. Dada a sua vasta experiência no sector hoteleiro e à luz do contexto actual do país e do mundo, que perfil empresarial pretende desenvolver no Radisson Blu Hotel & Residence? No Radisson Blu Hotel & Residence em Maputo reinventamos a forma como fazemos negócio nos últimos 12 meses para nos adequar ao tempo e às circunstâncias pelos quais atravessamos, desde a implementação de medidas de distanciamento social a novas formas de limpeza e desinfecção dos nossos quartos e áreas públicas e treinamento dos membros da nossa equipa em novos padrões de serviço. No ano passado, fomos vencedores regionais do 2020 Luxury Business Hotel do evento World Luxury Hotel Awards. Por outro lado, também conseguimos reintroduzir-nos com produtos de lazer e até os de âmbito romântico. Prova disso é a popularidade crescente dos nossos pacotes de fim-de-semana, lua de mel e aniversário. Assume o cargo num momento de grandes desafios impostos pela pandemia do coronavírus, que abalou fortemente o sector hoteleiro e turístico. Que estratégias está a adoptar neste cenário? Acreditamos que a melhor estratégia no momento é adoptar uma abordagem responsável para com os nossos convidados, colegas e comunidade. Esta pandemia afectou-nos a todos e precisamos de nos apoiar uns aos outros. Quanto mais nos comportarmos com responsabilidade, mais fácil será recuperarmos desta pandemia. Num momento em que é fundamental modernizar e inovar para acompanhar o mercado em rápida evolução e, ao mesmo tempo, se equipar para prevenir a disseminação do coronavírus, que produtos e serviços, diferentes da concorrência, podem esperar os clientes do Radisson Blu Hotel & Residence Maputo? O Radisson Hotel Group está a apostar em vários produtos exclusivos, alguns dos quais já lançados, como os Pacotes Staycation para os finais de semana e alguns outros que esperamos ser pioneiros em Moçambique, como o Hybrid Meetings, que proporcionará reuniões de alta tecnologia, soluções para os nossos clientes acompanharem os tempos em que vivemos. Temos outros produtos que desenvolvemos localmente e ganhamos ímpeto no mercado, como por exemplo o More Jazz Sessions, em parceria com o nosso embaixador da marca e ícone da cultura moçambicana Moreira Chonguiça, um evento mensal que teve início no ano passado e com a expectativa de retomar este ano. Desenvolvemos também um nicho para casamentos e pequenos eventos familiares em linha com as actuais condições do mercado.  Uma das apostas do Radisson Blu antes da pandemia era o turismo de negócios. Que enquadramento o turismo terá neste pacote no Novo Normal? Como o maior investimento turístico em Moçambique, apostaremos sempre no turismo. Embora nos últimos meses o nosso negócio se tenha baseado mais no alojamento de longo prazo, assistimos a um crescimento significativo do turismo nacional, principalmente nos finais de semana e feriados. Este aumento da demanda do mercado local é uma garantia de que estamos numa abordagem certa. Temos muito a oferecer aos turistas de negócios e lazer e somos capazes de atender às expectativas de ambos. Somos capazes de atender às necessidades de todos e essa é, realmente, a nossa aposta.