A Cornelder de Moçambique, empresa concessionária do Porto da Beira, província de Sofala, anunciou recentemente que, a partir de Outubro próximo, irá entrar em funcionamento um novo e moderno sistema de gestão, cujo objectivo é melhorar o manuseamento de contentores refrigerados.
De acordo com a entidade, a instalação do sistema (Reefer Runner) será feita em parceria com a Identec Solutions, sendo que contempla ainda a montagem de 300 tampões frigoríficos.
O chefe do Terminal de Contentores, Luís Rodriguez, explicou que a presente acção surge como forma de reduzir os custos e atender às necessidades imediatas dos clientes.
“O sistema Reefer Runner permite fazer o monitoramento automatizado 24 horas por dia, protege todas as cargas refrigeradas, transmite dados vitais e dispara alarmes quando necessário. Esta tecnologia facilita a gestão de frigoríficos de forma mais eficiente, melhorando significativamente o processo de importação e exportação de carga refrigerada no terminal e reduz ao mínimo possível as reclamações”, clarificou citado pelo DE.
De acordo com o DE, em Agosto, os especialistas internacionais em logística da Unifeeder adicionaram o Porto de Beira ao seu serviço Moçambique-Índia-Jebel Ali para impulsionar o comércio e a conectividade. A nova rede de transporte de contentores passará a ser Maputo-Beira, em Moçambique, Jebel Ali, nos Emirados Árabes Unidos, e Mundra, na costa ocidental da Índia.
Em comunicado de imprensa, a Unifeeder enfatizou que a Beira é um porto estratégico que desempenha um papel crucial na conexão de países sem litoral, como Zimbabwe, Zâmbia e Malawi, ao comércio global, acrescentando que “a sua localização estratégica e infra-estrutura eficiente o tornam num hub fundamental para o comércio na região”.