O Governo dos E.U.A. Ilumina 92 Unidades Sanitárias na Província de Sofala num Investimento de 320 Mil Dólares em Energia Solar

0 299

- Publicidades -

 

 

Em celebração do Dia Internacional da Luz, a Embaixada dos Estados Unidos anuncia a implementação de um investimento de 320.000 dólares para fornecer electricidade a 92 unidades sanitárias na província de Sofala.  O programa Power Africa da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) concedeu um donativo à empresa de energias renováveis SolarWorks! Moçambique para instalar sistemas eléctricos movidos a energia solar fora da rede, em unidades sanitárias rurais.  Com estes novos sistemas, as unidades sanitárias terão um fornecimento de energia limpa consistente e sustentável e serão mais capazes de fornecer cuidados de qualidade aos cerca de 138.000 moçambicanos que servem.

Serviços de saúde eficientes e respostas a doenças – incluindo a COVID-19 – dependem de um acesso fiável à electricidade.  As unidades sanitárias exigem-no para alimentar equipamentos médicos e de esterilização essenciais, refrigerar medicamentos e vacinas, coordenar os cuidados e partilhar informação com outros profissionais médicos. No entanto, na província de Sofala 90% das unidades sanitárias não têm acesso regular à electricidade.

Em estreita coordenação com a direcção provincial de saúde de Sofala, SolarWorks! Moçambique está a instalar sistemas para 92 unidades sanitárias em toda a província para uma capacidade total de produção de 55,2 kWp (quilowatt-pico) e uma capacidade de armazenamento de 220,8 kWh (quilowatt-hora). Com estes novos sistemas, cada uma das 92 unidades de cuidados de saúde terá energia suficiente para operar equipamento chave como iluminação, carregamento de telefone, aspirador de vácuo, lâmpada de exame ginecológico, máquina CD4, microscópio, e equipamento informático. Isto significa, por exemplo, que se uma mulher entrar em trabalho de parto à noite, o médico assistente terá a luz e o equipamento necessários para ajudar a mulher a dar à luz o seu bebé em segurança.  Ter energia para computadores portáteis, impressoras e internet também facilitará a recolha e partilha de dados médicos.  A doação da USAID/Power Africa cobre também os custos operacionais e de manutenção dos sistemas de energia solar durante um ano.

O Embaixador dos E.U.A. em Moçambique, Dennis W. Hearne afirmou: “O prémio USAID/Power Africa demonstra o que se pode conseguir quando os sectores público e privado trabalham em conjunto para resolver um problema. Com um modesto financiamento do Governo dos E.U.A., podemos incentivar o envolvimento do sector privado como este, o que melhorará os serviços de saúde para milhares de pessoas na província de Sofala.”

O aumento do acesso ao fornecimento de energia e a melhoria das infraestruturas sanitárias representam componentes críticas da assistência mais ampla do Governo dos E.U.A. em Moçambique.  Em estreita colaboração com o Governo da República de Moçambique, o Governo dos E.U.A. fornece mais de 500 milhões de dólares em assistência anual para melhorar a qualidade da educação e dos cuidados de saúde, promover a prosperidade económica, e apoiar o desenvolvimento global da nação.

A Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) lidera o desenvolvimento internacional do Governo dos E.U.A. e a assistência a desastres através de parcerias e investimentos que salvam vidas, reduzem a pobreza, reforçam a governação democrática, e ajudam as pessoas a sair de crises humanitárias.  Para mais informações sobre o trabalho da USAID para promover o desenvolvimento sustentável e promover a dignidade humana, visite www.usaid.gov.

Power Africa é uma parceria liderada pelo Governo dos E.U.A. que aproveita os recursos colectivos de mais de 170 parceiros dos sectores público e privado para duplicar o acesso à eletricidade na África Subsaariana. Desde 2013, os projetos apoiados pela Power Africa- acrescentaram mais de 12.000 megawatts (MW) de eletricidade mais limpa e mais fiável, bem como mais de 20 milhões de novas ligações eléctricas para residências e empresas. O objectivo da Power Africa é aumentar em pelo menos 30.000 MW e 60 milhões o número de ligações até 2030.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.