Nedbank Moçambique apresenta “outra forma de ver o dinheiro” 

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O Banco Único anunciou, recentemente, a mudança de nome e o alinhamento da marca para Nedbank Moçambique, carregando o slogan “outra forma de ver o dinheiro”. O presidente do Conselho Executivo do Banco Único – NedBank, Joel Rodrigues, fala das soluções, compromissos, valores e atributos e valores que esta marca irá acrescentar para melhor servir os clientes. 

 

O Banco Único mudou o seu nome para Nedbank Moçambique, desde 28 de Junho. Em que consiste esta alteração, no que concerne à sua imagem e intervenção no mercado tendo em conta que vai beneficiar da experiência de um dos maiores bancos africanos, o Grupo Nedbank?

Este banco sempre foi focado nas necessidades do cliente, um banco que teve a capacidade de criar uma atmosfera acolhedora nos seus balcões, que apostou, desde muito cedo, em novas soluções e canais digitais, sendo de destacar os vários prémios recebidos ao longo dos últimos anos, pela sua inovação e constante actualização.

Hoje, passados 10 anos e em plena crise pandémica, iniciamos com a mesma coragem e determinação uma nova etapa do banco. Estamos a mudar o nome, a cor e a assinatura, mas manteremos o rigor, a proximidade, a agilidade e o espírito inovador que sempre nos caracterizou. Acreditamos que fazendo parte do grupo Nedbank nos tornaremos mais fortes, mais robustos e ainda melhor preparados para fazer mais e melhor por todos os clientes.

Fazer parte de um dos maiores grupos africanos é obviamente um motivo de orgulho, mas também uma enorme responsabilidade que aceitamos. O grupo Nedbank é um dos 4 maiores grupos financeiros sul-africanos e é uma instituição de referência no continente, contando com mais de 100 anos de história. Está presente em Moçambique, Lesotho, Namíbia, Suazilândia e Zimbábue, com escritórios de representação em Angola, Quénia e Gana e, indirectamente, em mais de 39 países através de uma aliança estratégica com o Ecobank Transnational Incorporated (ETI).

Ambicionamos ter neste novo enquadramento accionista o melhor de dois mundos. Por um lado a proximidade, agilidade, relação e criatividade tão características da equipa do Nedbank Moçambique e, por outro lado, toda a robustez financeira, ‘expertise’ e capacidade do Grupo Nedbank.

 

A entrada do Nedbank no capital do Banco Único data do ano 2014, entretanto evoluiu durante 6 anos até aos actuais 87.5% do capital social em 2020. Em que é que o grupo NedBank se inspirou para decidir por se fixar no mercado moçambicano com toda a força?

O grupo Nedbank é accionista do banco desde 2014, tendo vindo progressivamente a reforçar a sua participação para os actuais 87,5% do capital social do Nedbank Moçambique.

A primeira resposta a esta pergunta tem a ver com o enorme potencial que Moçambique apresenta nos mais diversos sectores nomeadamente recursos naturais (gás natural, em particular), desenvolvimento de infraestruturas (energéticas, transporte, portuárias e industriais) e também no sector agrícola, todos eles áreas de ‘expertise’ do Grupo.

Por outro lado, acreditamos fortemente em todo o capital humano que o País apresenta, o que nos permite encarar com enorme optimismo o futuro de Moçambique.

Conhecemos bem o mercado e sabemos que temos excelentes empresas, nos mais diversos sectores, e clientes particulares que procuram alternativas de poupança e investimento. Cá estaremos como parceiros, para, em conjunto com os nossos clientes e parceiros, desenvolver as soluções financeiras adequadas a cada caso específico.

Em resumo, temos uma excelente equipa, accionistas robustos (grupo Nedbank e locais) completamente comprometidos com o negócio em Moçambique, que é um país com vontade e potencial de crescimento.

O Banco Único era característico pela sua permanente inovação. No que diz respeito a produtos e serviços inovadores, o que os clientes podem esperar enquanto NedBank?

Vamos continuar a ser o banco inovador, rápido e próximo dos seus clientes e podem continuar a contar com a proactividade e total compromisso dos seus mais de 600 colaboradores. Acreditamos em soluções adaptadas aos seus negócios e às suas necessidades e não pretendemos aplicar soluções “one fits all”. A Banca já não é um “set menu”, é um “menu à la carte”.

Para as empresas, assumimos o compromisso de ser um parceiro de referência no seu dia-a-dia, financiando a sua actividade e os seus projectos de investimento. Conforme referi iremos ter um especial foco nas grandes e médias empresas e apresentaremos soluções sectoriais para os sectores com maior potencial de desenvolvimento. Não esqueceremos obviamente as pequenas e médias empresas moçambicanas, com foco especial nas empresas exportadoras, procurando reforçar a sua sustentabilidade através de produtos e serviços adequados a este segmento.

Para os particulares procuraremos ser um banco que acompanha as diferentes etapas do seu ciclo de vida: desde que nasce com ofertas de produtos de poupança; na adolescência, com um maior equilíbrio entre poupanças e gastos; na juventude, aumentando a nossa proximidade a universidades e institutos desenvolvendo ofertas adequadas ao estudante e ao próprio instituto de ensino; na idade adulta, através do financiamento de uma primeira habitação ou no desenvolvimento de ofertas adequadas à sua actividade profissional e não esqueceremos igualmente a idade da Reforma e também aí teremos novas soluções…

Na Banca Comercial Internacional iremos naturalmente beneficiar da presença internacional do grupo Nedbank para apoiar todos os nossos clientes e continuaremos a beneficiar da nossa parceria com o Banco Santander em Portugal, e com a vasta rede de correspondentes de primeira linha que têm suportado o banco desde a sua génese. 

Procuraremos igualmente captar o investimento estrangeiro para o nosso País junto da vasta rede de clientes institucionais do Grupo noutros mercados, promovendo não apenas projectos, mas também activos moçambicanos negociados em Bolsa, bem como a colocação de dívida pública moçambicana.

Na área de Tesouraria e Mercados, queremos desenvolver ainda mais a nossa oferta de serviços fornecendo aos nossos clientes novos instrumentos de gestão de risco cambial, taxa de juro e de crédito.

Reitero o nosso compromisso em ser um parceiro de referência do Tesouro Moçambicano e da Bolsa de Valores contribuindo para um maior acesso a investidores internacionais e nacionais e queremos igualmente contribuir para um maior desenvolvimento do mercado de capitais: apoiando e dinamizando novos emitentes em mercado primário, e a liquidez e profundidade em mercado secundário.

Na área de Banca de Investimento suportados pelo extenso ‘track-record’ do Grupo, iremos providenciar serviços de assessoria financeira em decisões de investimento, desinvestimento e financiamento bem como em eventuais processos de fusões e aquisições e privatizações.

Por último, suportado pela expertise do Grupo, pretendemos desenvolver uma área de gestão de activos, que disponibilize a empresas e particulares moçambicanos o acesso à vasta gama de produtos transaccionados nas bolsas internacionais, isto naturalmente em pleno cumprimento com toda a legislação em vigor.

 

Na sua mensagem aos clientes comprometeu-se a continuar a apoiar na consolidação e/ou desenvolvimento dos projectos empresariais e pessoais e até a surpreender os clientes. A que se referia com essas surpresas?

Julgo que ficou perceptível pela resposta anterior que temos objectivos muito ambiciosos nas mais diversas frentes e que iremos procurar introduzir novos produtos e serviços no mercado.

No dia 28, para além da mudança de nome, apresentámos igualmente uma outra novidade que em muito nos orgulha, um novo Espaço de Negócios – o nosso/vosso Business Lounge. Julgo que somos o primeiro banco em Moçambique a criar um espaço desta natureza para clientes e parceiros de negócios. Queremos estar onde está o cliente, onde o cliente se sente confortável, acolhido, escutado…e este novo Business Lounge é o exemplo mais tangível deste nosso objectivo. É um local para ‘Fazer Negócio’ e para encontrar soluções criativas.

Pretendemos igualmente organizar Conferências e Painéis ligados aos desafios da sociedade moçambicana, à bancarização, à literacia financeira, ao lançamento de novos produtos, novas soluções tecnológicas, aos desafios dos jovens e das mulheres moçambicanas, e muito mais. Acreditamos que este será o local privilegiado para fazer negócios em Moçambique e o feedback recebido até agora foi muito positivo!

Aproveito para agradecer a parceria com a Fundação Leite Couto no âmbito deste projecto e para convidar todos os leitores a que nos venham conhecer e que se juntem a nós.

 

Está consciente dos riscos e desafios que a actual conjuntura superveniente da pandemia do coronavírus pode dificultar o desempenho dos vossos projectos? De que forma pretende mitigar esse nível de riscos?

Com muita criatividade, inovação e elevado sentido de responsabilidade. Evitar o “anacronismo” e não querer aplicar soluções iguais às utilizadas no passado ou em geografias com diferentes culturas e diferente maturidade económica. Isso não me parece que seja o caminho adequado.

Somos Nedbank mas somos sobretudo Nedbank Moçambique. Iremos preservar o nosso ADN moçambicano e estamos ao dispor dos moçambicanos! Temos a humildade de saber que só escutando e aprendendo com os nossos clientes e parceiros é que teremos a capacidade de dar o apoio e o serviço que todos merecem. O compromisso do banco com os seus Clientes será total e pensado no longo prazo e, só juntos, teremos a capacidade de prosperar, especialmente em conjunturas mais adversas como a que enfrentamos actualmente.

O banco está preparado para servir todos os clientes através dos seus canais digitais, independentemente do local onde se encontram. Esta é a maravilha da evolução tecnológica e dada a dimensão do País parece-me o caminho natural de desenvolvimento de um maior nível de bancarização. Tendo uma população extremamente jovem propensa à adopção de novas soluções reforça ainda mais essa nossa aposta.

Queremos ser um banco verdadeiramente digital e que isso contribua para melhorar a experiência dos nossos clientes e iremos continuar a evoluir o nosso modelo de distribuição para acompanhar a evolução das tendências dos clientes com uma abordagem multi-canal que, para além da nossa presença física selectiva de balcões, privilegie os canais digitais através no nosso Nedbank online, Nedbank mobile, Nedbank Pagamentos, Nedbank Recebimentos e outras novidades que serão brevemente anunciadas.

Continuaremos a ampliar o talento e as competências digitais dentro de casa e a renovar as nossas formas de trabalhar. Iremos igualmente modernizar os processos e sistemas e investir no talento e mérito de forma a desenvolver todo o potencial dos nossos colaboradores.

Paralelamente, manteremos a nossa forte cultura de Compliance. Efectivamente, o sistema de controlo interno do banco assenta numa cultura forte de cumprimento da legislação e dos diferentes normativos que regulam a actividade bancária, assim como de determinações específicas, contratos, regras de conduta e de relacionamento com os nossos clientes e contrapartes.

Iremos igualmente progredir os modelos de gestão de risco para suportar toda a nossa ambição de crescimento nos diferentes segmentos de negócio, mantendo uma política prudente de gestão do balanço com foco na preservação de capital, manutenção de uma excelente base de liquidez e preservação da qualidade da nossa carteira de crédito.

 

A sua mensagem termina com uma frase interessante: “Estamos consigo com outra forma de ver o dinheiro”. O maior problema dos clientes é o acesso a programas de financiamento em condições específicas e com taxas de juros sustentáveis. O que podemos esperar do NedBank em relação a esta matéria?

Os nomes têm um significado… e nós pretendemos significar expertise… uma forma diferente de abordarmos as questões financeiras… queremos que o “dinheiro” seja visto como um meio para pessoas e empresas atingirem os seus objectivos, para uma vida e uma sociedade melhor.

Em termos de programas de financiamento, o Nedbank Moçambique tem como um dos maiores objectivos estratégicos o crescimento sustentável da sua carteira de crédito. Reitero o crescimento sustentável, crédito saudável para ambas as partes, banco e clientes. Uma operação de crédito deve ser analisada em muitas vertentes, sendo o pricing apenas uma delas. Deve ter-se em consideração uma multiplicidade de factores, mas o mais importante é conhecer verdadeiramente o negócio e necessidades do cliente e estruturar a solução mais adequada a cada caso específico, aplicando naturalmente um preço adequado ao risco e custo da operação para o banco.

Os serviços do bancários são muito mais do que “comprar” e “vender” dinheiro e o que distingue os bons bancos, para além das pessoas e processo, é a sua capacidade de análise e a estruturação das operações, rapidez no processo de decisão e a vontade de ser parceiro do cliente no longo-prazo. Isto é o que o Nedbank Moçambique tem para oferecer a todos os seus clientes e procurará fazê-lo de forma cada vez melhor.

Para os nossos clientes, o nosso compromisso é continuar a apoiar os seus sonhos e negócios, trazendo agora toda a força, competências e capacidade do Grupo.

Para aqueles que ainda não fazem parte da Família, convidamos a que nos venham conhecer e que se juntem a nós. Juntos “iremos olhar o seu dinheiro de forma diferente”!

 

44 Comentários
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