A Nacala Logistics financiou a formação técnico-profissional de 430 membros das comunidades de Namalate e Napipine, na Cidade de Nampula. Os jovens foram graduados nos cursos de culinária, corte e costura, carpintaria, construção civil, estabelecimento e manutenção de viveiros, refrigeração e mecânica-auto.
Ministrado pela Tecnicol Moçambique, o programa de formação teve a duração de 12 meses e abrangeu áreas práticas de conhecimento, com potencial de gerar auto-emprego. O projecto também formou mulheres, pessoas portadoras de deficiência e outros grupos sociais especiais, para ampliar e diversificar os meios de subsistência, nas comunidades locais.
Durante a cerimónia de graduação, decorrida no final do semestre, os recém-formados manifestaram aptidão técnica para empreender e aproveitar as oportunidades de emprego, que surgem na região.
Celso Mutadiua, gerente de relacionamento com a aomunidade, da Nacala Logistics, aconselhou os graduados a juntarem-se em associações para desenvolverem as suas actividades. “Isso pode permitir o reforço da capacidade técnica para a busca de soluções para os problemas locais, com vista à promoção do desenvolvimento socio-económico das comunidades”, destacou.
Refira-se que o investimento da Nacala Logistics enquadra-se na Política de Sustentabilidade, que estabelece a melhoria das condições sócio-económicas e ambientais das populações que vivem ao redor da sua zona de operações, através da promoção de iniciativas para garantir a geração de renda e a elevação da qualidade de vida das comunidades.