Capitalização da bolsa vale 25% do PIB

333

A capitalização bolsista da Bolsa de Valores de Moçambique (BVM), principal indicador do mercado moçambicano de valores mobiliários, ultrapassou, no terceiro trimestre deste ano, os 176,6 mil milhões de meticais, subindo para um peso equivalente a 25% do Produto Interno Bruto (PIB), segundo dados oficiais compilados esta terça-feira, 10 de Outubro.

Segundo a agência Lusa que cita a BVM, a capitalização bolsista – aproximação do valor de mercado das empresas e títulos – acumulada até ao final de Junho correspondia a 24,37% do PIB de Moçambique.

Assim, no final do terceiro trimestre, em Setembro, essa capitalização subiu para 178,5 mil milhões de meticais e 25% do PIB, e um volume de negócios superior a 19,3 mil milhões de meticais.

A BVM contava no final do terceiro trimestre com 76 títulos cotados, incluindo 13 empresas, mas 87% da capitalização bolsista correspondia, em Setembro, a Obrigações do Tesouro.

Entre as empresas cotadas em bolsa, em Moçambique, estão a Companhia Moçambicana de Hidrocarbonetos, a Cervejas de Moçambique, a Hidroeléctrica de Cahora Bassa, a Arko Seguros ou a Rede Viária de Moçambique.