Nacala Logistics capacita produtores locais na produção de pesticidas à base de plantas naturais

9 496

- Publicidades -

Maior parte das comunidades ao longo do Corredor Nacala têm a agricultura como a sua principal fonte de sustento e produção de renda. A Nacala Logistics apoia a estas comunidades através do fornecimento de insumos de qualidade, alocação de instrumentos agrícola, assistência técnica, capacitação na área do agronegócio e ligação aos mercados, com o objectivo de garantir a segurança alimentar e nutricional na região.

Na campanha agrícola 2021/22, mais de 7 mil famílias assistidas pela Nacala Logistics em Moçambique, passam agora a beneficiar-se, também, de capacitações para a produção e uso de fertilizantes e pesticidas orgânicos para a obtenção de melhores resultados na safra.

Os adubos e pesticidas químicos além de danificarem os solos são caros ao agricultor. Num contexto em que o mercado tende a exigir cada vez mais produtos de origem orgânica e considerando os ganhos de uma produção mais natural, a Nacala Logistics investe cada vez mais em formações onde os agricultores assistidos apreendem técnicas de produção sustentáveis que apresentam melhores resultados, afirmou o Gerente de Relacionamento com as Comunidades, Celso Mutadiua.

“Cada solo e cultura têm uma necessidade específica. Nas formações que temos ministrado, os produtores apreendem a indentificar o tipo de nutrientes de que as plantas necessitam (ex: potássio, fósforo, nitrogênio), as pragas que a afligem e com base nesse conhecimento preparam o adubo e/ou pesticida a ser aplicado para ajudar no crescimento das culturas e combate das pragas”, disse Mutadiua, .

Ligorio Rocha, líder e produtor da comunidade de Mpape, Distrito de Rapale, Província de Nampula, afirmou estar muito satisfeito com as novas técnicas apreendidas com os extensionistas da Nacala Logistics. “É graças à formação que estamos a ter, que passamos a saber produzir o nosso próprio adubo e medicamento para combater as pragas. As plantas que usamos encontramos facilmente nas nossas casas e machambas e com isso poupamos dinheiro e tempo de ir à cidade comprar o medicamento químico”, disse acrescentando que “o efeito do adubo e pesticida natural é melhor do que o que compramos na loja”.

Luciana António, produtora de gergelim e amendoim, também da comunidade de Mapape, descreve os conhecimentos apreendidos como uma grande riqueza. “Poupamos dinheiro e através deste conseguimos investir em outras coisas. Com o apoio da Nacala Logistics hoje não sou apenas produtora, orgulho-me em dizer que também faço criação de cabritos”, disse. “Com a venda de gergelim, amendoim consegui comprar um par de animais e comecei a minha criação. A minha aposta é no amendoim que até agora promete bons resultados”, afirmou Luciana.

O bio-pesticida ensinado a comunidade de Mpape é feito a base de folhas de papeira, margosa, sabão e água, produtos de fácil acesso à toda a comunidade. Em apenas 24h do preparo, a composição está pronta para uso!

De igual forma, o adubo orgânico é composto de materia acessivel como escremento bovino, suino, caprino, galinha, restos de couve, repolho, cinza e água. Esta composição fica pronta em 03 meses. Sendo que os produtores de Mapape já aguardam o ponto certo para fazer uso na produção de horticolas cuja época já esta próxima.

Além da agricultura, A Nacala Logistics apoia, também, a produção de frango de corte, pesca, abertura de furos de água potável, capacitação de mão-de-obra local entre outras áreas. Com o investimento em projectos sociais em diferentes sectores, a Nacala pretende dinamizar a economia local, melhorando, assim, as condições de vida das comunidades que vivem nas proximidades do perímetro das operações ferro-portuárias.

9 Comentários
  1. gate io Diz

    I have read your article carefully and I agree with you very much. This has provided a great help for my thesis writing, and I will seriously improve it. However, I don’t know much about a certain place. Can you help me? https://www.gate.io/vi/signup/XwNAU

  2. Dorrian Diz

    I do not even know how I ended up here, but I thought this post was
    good. I do not know who you are but certainly you are
    going to a famous blogger if you are not already 😉 Cheers!

  3. Montee Diz

    We stumbled over here by a different website and thought I might as well
    check things out. I like what I see so i am just following you.
    Look forward to exploring your web page repeatedly.

  4. mobileautodetailingkc.com Diz

    I value the article post.Much thanks again. Will read on…

  5. Hasina Diz

    I’m impressed, I have to admit. Seldom do I come across a blog that’s
    equally educative and interesting, and without a doubt, you’ve hit the nail on the
    head. The problem is an issue that not enough men and women are speaking intelligently about.
    I am very happy I found this in my search for something concerning this.

  6. Claud Diz

    Simply desire to say your article is as amazing.
    The clearness in your post is just cool and i can assume you are an expert on this subject.
    Fine with your permission allow me to grab your RSS feed to keep updated
    with forthcoming post. Thanks a million and please carry on the
    gratifying work.

  7. Presley Diz

    Hello There. I found your blog using msn. This is a really well
    written article. I will be sure to bookmark it and come back to read more of
    your useful information. Thanks for the post. I’ll definitely comeback.

  8. Magdaleno Diz

    Wow, that’s what I was looking for, what a information! present
    here at this blog, thanks admin of this web site.

  9. Audre Diz

    Hello, its fastidious article on the topic of
    media print, we all be aware of media is
    a fantastic source of information.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.