A Sociedade de Desenvolvimento do Porto de Maputo (MPDC) está neste momento a desenvolver uma campanha geológica e geotécnica no âmbito do desenvolvimento do projecto para a construção da Ponte Cais em Kanyaka, uma importante fase do projecto de construção, em parceria com o Ministério dos Transportes e Comunicações (MTC) e o Conselho Municipal de Maputo (CMM).
Estão, neste momento, a ser efectuados furos com 25 metros de profundidade e recolhido material para a análise laboratorial bem como ensaios no local do tipo STP – Sondagens de Simples reconhecimento – com o objectivo de se estimar a profundidade das estacas que irão suportar a futura ponte cais.
Este estudo é parte do projecto de desenho da Ponte, e servirá de base para determinar o tipo de construção bem como o custo estimado para a construção da Ponte Cais.
A ponte cais da Ilha, encontra-se fora de uso desde Outubro de 2013. O impacto da falta de um ponto de atracação das embarcações na Ilha, tem sido razão de grande preocupação para os ilhéus e visitantes da ilha, sendo o transporte feito com insegurança e com custos acrescidos. No âmbito do seu programa de responsabilidade social, a MPDC iniciou em Junho de 2023 os estudos para o projeto de execução da ponte cais.
Os estudos terão uma duração de 5 meses e meio, sendo que após a fase de geotecnia (que estará concluída na segunda semana de Agosto), serão determinadas as soluções mais adequadas e será efectuado o projecto de execução de acordo com a solução escolhida pelo MTC e pelo CMM.
Estes esforços são conjugados com a reabilitação da embarcação Kanyaka, inactiva desde o dia 29 de Junho de 2022, num esforço conjunto do MTC, MPDC, CFM e FTC cujo o inico de actividade se espera para finais de Agosto.