Absa Bank Moçambique lança Guia de Literacia Financeira para promover a informação e a formação financeira dos clientes bancário
Absa Bank Moçambique lança Guia de Literacia Financeira para promover a informação e a formação financeira dos clientes bancários
Clientes bancários mais informados e com maior literacia financeira estão mais aptos a tomar decisões adequadas ao seu perfil de risco e aos seus recursos. São também clientes mais atentos e mais exigentes.
Para promover a informação e a formação financeira, o Absa Bank Moçambique disponibiliza informação útil sobre os produtos e serviços bancários, um glossário de termos financeiros e respostas a perguntas frequentes, através do seu website e outras plataformas digitais.
Com o intuito de promover a literacia financeira em Moçambique, contribuir para o desenvolvimento da economia e do sistema financeiro, o Banco lança o Guia de Literacia Financeira com o qual pretende contribuir para a divulgação das características dos principais produtos e serviços bancários, e contribuir para a generalização do conhecimento relativo ao Sistema Financeiro, o seu papel, as suas características e os instrumentos que disponibiliza.
Este Manual tem como objectivo a melhoria dos conhecimentos, atitudes e comportamentos financeiros dos seus clientes e população em geral, com a prestação de informação sobre conceitos financeiros básicos que permitam um maior esclarecimento e uma escolha mais adequada de produtos financeiros, a sensibilização para a necessidade de realização de um planeamento do orçamento familiar, o desenvolvimento de hábitos de poupança e responsabilidades individuais na poupança para a reforma e saúde, a promoção de hábitos de recurso responsável ao crédito e prevenção do risco do sobre endividamento, para além do alerta para situações de fraudes ou práticas potencialmente lesivas.
“continuamos a implementar uma abordagem bancária cada vez mais orientada para o cliente, sempre com o objectivo da materialização das boas práticas bancárias. Neste sentido, apostamos na disponibilização de informação aos nossos clientes e ao público em geral, aumentando os seus níveis de literacia financeira e auxiliando na gestão do património e nas decisões de poupança e investimento”, frisou Rui Barros, Administrador Delegado do Absa bank Moçambique.
Reconhece-se, assim, a importância de decisões informadas por parte dos cidadãos na escolha de produtos e serviços bancários, de modo a poderem avaliar os seus custos e benefícios. Uma maior formação financeira permite também decisões mais esclarecidas no que respeita à gestão do orçamento familiar.