CPG DISPONIBILIZA ÓLEO COMBUSTÍVEL DE BAIXO TEOR DE ENXOFRE

A CPG, licenciada em Moçambique como Civitas Logistics Lda e parte da Civitas Partners Group (CPG), realizou a primeira trasfega de óleo combustível com muito baixo teor de enxofre (VLSFO)  em Moçambique. O combustível foi descarregado na unidade de armazenamento flutuante da empresa no Porto de Nacala no dia 7 de novembro de 2021. A CPG, que recebeu a licença por despacho ministerial no inicio deste ano, tem sido um player activo no sector de logística marítima de Moçambique desde 2018.

Ao trazer o VLSFO para Nacala, a CPG está a tornar Moçambique um dos poucos países africanos a disponibilizar  combustível marítimo em conformidade com a IMO 2020. É também mais um passo no cumprimento do objectivo central da empresa, que é colocar Moçambique no mapa náutico global como um local chave para o abastecimento de combustível marítimo (bunkering). Com o apoio das autoridades moçambicanas, a CPG tem como objectivo desenvolver Nacala como um centro de abastecimento de combustível marítimo (bunkering), oferecendo todos os principais tipos de combustíveis marítimos a preços competitivos e a concorrer com outros portos na África Meridional e Oriental.

Para o Ministro da Energia e Recursos Naturais, Max Tonela “a disponibilidade de combustíveis marítimos nas águas territoriais moçambicanas, reclamada internacionalmente, é um marco positivo para o desenvolvimento da economia marítima de Moçambique. Não vemos razão para que os portos moçambicanos não devam  tornar-se locais competitivos a nível internacional para o  abastecimento de combustíveis marítimos, tendo em consideração a nossa posição estratégica ao longo das principais rotas comerciais. ”

O Porto de Nacala é um porto natural de águas profundas e com o ancoradouro localizado no ponto mais oriental da região da África Austral depois do Quênia e, portanto, é uma rota estratégica para o transporte marítimo através do canal de Moçambique. Até à disponibilização desta solução da CPG, as embarcações que transitavam pelo canal de Moçambique não tinham opções de abastecimento adequadas e fiáveis, um problema que já não existe graças à actual oferta de VLSFO e outros tipos importantes de combustíveis marítimos.

A CPG tem disponível o VLSFO para entrega na área de Nacala usando o seu navio-tanque de abastecimento de combustíveis fretado, Gulf Star 1, que anteriormente estava ao serviço de abastecimento de combustíveis marítimos no Porto Louis, Ilhas Maurícias. Para além do combustível VLSFO a CPG tem também disponíveis no porto de Nacala o LSMGO (DMA) e HSFO (RME 180).

Mais detalhes sobre a operação de abastecimento de combustíveis marítimo em Moçambique, podem ser encontrados no site da empresa www.cpgbunkering.com e consultas de abastecimento (vendas) podem ser feitas por e-mail: cpgbunkering@civitas-partners.com.

 

 

Compartilhar:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Newsletter

Ao clicar no botão Inscrever-se, confirma que leu a nossa Política de Privacidade.
PUBLICIDADE