Sónia Sultuane cria colecção inspirada na Índia

162

- Publicidades -

A poeta, artista plástica e curadora moçambicana, Sónia Sultuane, brindou os convidados ao evento “Mulheres da Liderança: Desafiando o Mundo Corporativo”, que se realizou, recentemente, no auditório do BCI, em Maputo, com uma colecção de roupa e joias, intitulada Índia.

Segundo a autora, “a colecção é inspirada na Índia e, as roupas, na forma como são usados os saris, geralmente cheios de pregas. As jóias são com brilhantes e cores como o dourado e o prateado, que retratam os tons da Índia”, disse.

E acrescentou: “os desenhos nas joias são inspirados nas imagens encontradas nos templos. Trata-se de uma colecção de peças únicas e exclusivas, composta por 10 conjuntos de roupa e 10 conjuntos de joias, produzida especificamente para este evento do BCI”.

Recorde-se que, no seu percurso criativo e de parceria com o BCI, Sónia Sultuane lançou, em 2001, a sua primeira obra literária, intitulada “Sonhos”. Em Maio de 2023, apresentou uma exposição de arte intitulada “Arte que se vê”.

Em Abril de 2019, apresentou, com o artista plástico Jorge Dias a exposição conjunta e itinerante ‘Pancho: Outras formas e olhares’, na qual a artista exibiu um conjunto de trabalhos feitos com diferentes materiais, tais como contraplacado, azulejos, madeira, pintura e vidro.

A mesma mostra seria exibida mais tarde na Mediateca do BCI na Ilha de Moçambique, por ocasião da celebração do 201º aniversário da Cidade da Ilha de Moçambique. No ano 2021, a poeta lançou no Auditório do BCI, o livro de poesia intitulado ‘O lugar das ilhas’.