Brasil pondera retomar financiamento do projecto Moamba-Major

5.702

O embaixador do Brasil em Moçambique, Ademar da Cruz, revelou recentemente que o seu país pondera retomar, nos próximos tempos, o financiamento do projecto de construção da barragem Moamba-Major, localizada no distrito da Moamba, província de Maputo, cujas obras estão paralisadas há quase sete anos.

De acordo com informação veiculada nesta quarta-feira, pelo Semanário Económico, a intenção foi partilhada em Maputo, durante um encontro de negócios entre empresários dos dois países, no qual o diplomata afirmou que “do lado do Banco Nacional de Desenvolvimento Económico Social do Brasil, não há problemas em financiar o empreendimento”.

“Não há dificuldades, é só uma questão de tempo. Este é um assunto que precisa de ser tratado e estamos em conversações, que se encontram numa fase muito avançada, para a procura de soluções, no sentido de desbloquear o financiamento para a construção da barragem”, assegurou.

Ademar da Cruz salientou ainda que “há avanços significativos, inclusive conversas com autoridades de alto nível”, acrescentando que “neste momento, não se pode falar de prazos, porque existem ainda detalhes técnicos que precisam de ser considerados”.

A barragem de Moamba-Major terá uma capacidade de abastecer a área metropolitana de Maputo com 760 milhões de metros cúbicos de água por ano.