Petromoc já liquidou a dívida com dois credores

785

O Ministro da Economia e Finanças, Max Tonela, garantiu, que a empresa Petróleos de Moçambique (Petromoc), já liquidou a sua dívida com dois credores do sistema bancário nacional e que a empresa já saiu da situação de insolvência.

A Petromoc é uma das empresas estatais com maior risco fiscal para o próximo ano. Até 2022, devia mais de seis mil milhões de meticais à Autoridade Tributária.

“A Petromoc tinha uma dívida associada à histórica falta de ajustamento dos preços de combustíveis, que propiciou a redução da importação e comercialização dos produtos petrolíferos por parte dos operadores privados”, disse, Tonela durante um encontro com os deputados da Assembleia da República.

Escreve o jornal Notícias que a empresa foi forçada a aumentar o volume de importações e distribuição de combustíveis, num contexto em que a venda ocorria com margens negativas.

O administrador do Instituto de Gestão das Participações do Estado, Tomás Dimande, prevê que para este ano os resultados da empresa rondem em 1,3 mil milhões de meticais.

Até 2019, a dívida da empresa aos bancos rondava em 12 mil milhões de meticais com resultados negativos anuais fixados em três mil milhões de meticais.