A Electricidade de Moçambique (EDM) poderá receber 162 milhões de dólares concessionais e não reembolsáveis para sua participação no projecto hidroeléctrico de Mphanda Nkuwa.
Segundo escreve o jornal Notícias na sua edição desta quarta-feira, o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) manifestou interesse em disponibilizar a verba para o projecto hidroeléctrico.
De acordo com a fonte acima citada, o BAD compromete-se também em disponibilizar outros 300 milhões de dólares de garantias e capital para o sector público, em termos competitivos, para o projecto hidroeléctrico.
A manifestação de interesse foi apresentada, recentemente, em Marrocos, durante o Fórum de Investimentos de África. Na ocasião, o projecto hidroeléctrico Mphanda Nkuwa foi seleccionado pelo Comité de Investimento do fórum, sob auspícios do BAD. Para tal, terão contribuído aspectos como estrutura organizativa, viabilidade técnica, económica e financeira, viabilidade social e ambiental, incluindo os objectivos do Desenvolvimento Sustentável.
O projecto de investimento, escreve o diário de maior circulação no país, “foi apresentado num sessão designada Board Room de Investimento, onde os empreendimentos seleccionados têm a oportunidade de apresentar em detalhe a proposta de investimento às instituições financeiras”.