O Presidente da República, Filipe Nyusi, diz que a retoma do projecto de exploração de gás natural, pela multinacional francesa, TOTAL, na área 01 da Bacia do Rovuma, é uma certeza.
Filipe Nyusi refere que o país já criou as condições necessárias para que a TOTAL retome, depois de ter declarado “força maior” e interromper, em 2021, o maior projecto privado, em África, na sequência do agravamento de ataques terroristas, em Mocímboa da Praia e Palma.
O Chefe Estado observa que a não retoma, até aqui, da multinacional francesa em nada tem a ver com a falta de condições, até porque o projecto não está abandonado.
O Presidente da República falava, segunda-feira, em Nova Iorque, no balanço da sua visita aos Estados Unidos da América, onde tomou parte na Cimeira do Futuro e dirigiu o Debate de Alto sobre a Iniciativa do Miombo.
Ainda a propósito da exploração de gás natural, na Bacia do Rovuma, Filipe Nyusi referiu-se aos resultados do encontro com Walter Kansteiner, Vice-presidente da Exxon Mobil, que continua a apontar o ano de 2026 para a sua Decisão Final de Investimento, na área 04 da Bacia do Rovuma.
O Chefe do Estado associou o não adiantamento deste anúncio por parte da Exxon Mobil com os períodos eleitorais que se vivem em Moçambique e nos Estados Unidos da América.