Apenas 160 empresas estão certificadas no país

178

Moçambique tem cerca de cinco mil empresas registada e desse universo apenas 160 estão certificadas, revelou o Director-Geral do Instituto de Normalização e Qualidade (INNOQ), Geraldo Albasini.

“Nós temos 160 empresas certificadas pelo INNOQ, que tem sistemas de gestão de qualidade, mas para um universo de cerca de cinco mil empresas existentes em Moçambique, é uma gota no meio do oceano”, disse, citado hoje pelo jornal Notícias.

Ele referiu que a falta de informação e cultua de qualidade são os principais factores para a existência de poucas empresas com certificação. No seu ponto de vista, os desafios vão prevalecer porquanto não se elevar o nível de exigência de qualidade.

Mas também, Albasini reconhece que os custos retraem as empresas interessadas em aderir à certificação. As empresas que prestam serviços de auditoria é que determinam o valor.

“O INNOQ cobra 22,500 meticais por auditor por dia, e a certificação de uma empresa média usa no máximo dois auditores, e o trabalho pode ser feito em dois dias”, disse.

Ele falava durante a Primeira Conferencia Nacional de Qualidade, organizada pelo Ministério da Indústria e Comércio, sob o lema “Cultura da Qualidade: do Compromisso à Implementação”.

O principal objectivo do encontro de dois dias foi discutir os desafios enfrentados por organizações e procurar soluções em matérias de qualidade.