O Presidente do Conselho de Administração (PCA) da Bolsa de Valores de Moçambique (BVM), Salim Valá, anunciou ontem, que a capitalização bolsista cresceu quase 200% desde 2016. Contudo, apontou para a necessidade de diversificar as operações além das Obrigações do Tesouro.
“Desde o arranque do funcionamento da BVM, em 1999, que a capitalização do mercado tem conhecido um crescimento positivo, destacando o incremento notável desde 2016, que teve uma evolução de quase 200% até final de 2023″, disse Salim Valá.
De acordo com o PCA da Bolsa de Valores de Moçambique, esta evolução resultou da valorização do mercado accionista e dos mercados obrigacionistas, das Obrigações do Tesouro, Obrigações Corporativas e Papel Comercial.
“Apesar dos factores económicos adversos, este crescimento evidencia a resiliência do mercado de capitais”, acrescentou.
Segundo dados actualizados, a capitalização da BVM atingiu no final de Dezembro de 2022 os 164,2 mil milhões de meticais e subiu em 2023 para 183,9 mil milhões de meticais.