Um grupo de 24 jovens empreendedores da Matola-Gare, na província de Maputo, concluiu na quinta-feira, dia 20, uma capacitação empresarial promovida pela Coca-Cola Sabco (Moçambique) SA (CCSM), uma subsidiária da Coca-Cola Beverages Africa (CCBA). Com a graduação desses 24 jovens, a CCSM completa um total de 64 graduados nas cidades de Nampula, Chimoio e Matola.
Durante dois dias de formação intensiva, ministrada pela AIESEC – uma associação internacional de Estudantes de Economia e Ciências Comerciais, os jovens empreendedores adquiriram conhecimentos essenciais para criar e desenvolver seus próprios negócios, além de aprimorar suas habilidades empresariais. As áreas abordadas incluíram vendas, planeamento, orçamento e módulo de negócios, visando capacitar os jovens com as ferramentas necessárias para obter sucesso no mercado de trabalho.
Na cerimónia de graduação, cada um dos 24 formandos recebeu um kit de trabalho contendo Coleman, sombrinhas, refrigerantes e água Bonaqua, fornecidos pela Coca-Cola Sabco Moçambique. Esta iniciativa reafirma o forte compromisso da empresa em apoiar as comunidades moçambicanas e proporcionar oportunidades de crescimento e desenvolvimento inclusivo.
A Directora de Relações Públicas Comunicação e Sustentabilidade da CCSM, Neyde Pires, referiu que o sucesso deste projecto encoraja a empresa a prosseguir com iniciativas de capacitação juvenil, levando o projecto a mais províncias do país. “Estamos verdadeiramente empenhados em criar melhores oportunidades de negócio para as comunidades que servimos em toda nossa cadeia de valor. Quando fazemos crescer o nosso negócio de forma sustentável, ajudamos a impulsionar o crescimento económico e a refrescar Moçambique todos os dias e construir um futuro melhor para todos”.
“Compreendemos que o nosso negócio só pode prosperar quando as comunidades que servimos também prosperam. Investir nas comunidades assegura a sustentabilidade do nosso negócio. Acima de tudo, somos todos Moçambicanos e fazemos parte das nossas comunidades”, afirmou Neyde Pires.
Calisto Cossa, Presidente do Conselho Municipal da Matola-Gare, enalteceu o empenho da CCSM em apoiar o desenvolvimento local, referindo que “esta iniciativa da CCSM em formar jovens empreendedores é um exemplo claro de como a colaboração entre o sector privado e as comunidades pode impulsionar o crescimento económico e proporcionar oportunidades de trabalho, contribuindo para um futuro próspero”.
A Coca-Cola Sabco Moçambique continua empenhada em fortalecer o empreendedorismo e a empregabilidade em todo o país. Os programas melhoram as competências, requalificam ou oferecem outras oportunidades aos jovens de aumentarem as perspectivas de encontrar um emprego sustentável. O sucesso dos programas é definido pela medida em que existe um aumento no rendimento, desbloqueio do potencial de ganho sustentável, melhoria das competências e dos conhecimentos empresariais dos grupos-alvo, resultando no acesso a oportunidades.
A CCSM possui diversos programas de empoderamento de jovens, como o Programa de Graduados, que existe há mais de 20 anos. Onde 20 jovens passaram pelo programa no ano passado e para o presente ano, prevê-se a participação de 24 jovens a nível nacional. Com um contrato de um ano, para além do aprendizado laboral os jovens devem desenvolver projectos de acordo com as necessidades de cada função, seja na resolução de problemas operacionais ou no desenvolvimento de aplicativos personalizados. Internamente, a empresa já investiu mais de 19.000 horas em formação para colaboradores.
A empresa também possui o programa VEM – Valorização e Empoderamento da Mulher, que no ano passado capacitou 3034 mulheres e actualmente 98 mulheres estão em processo de formação. Essas mulheres têm a responsabilidade de formar membros da comunidade e a sua graduação está prevista para Agosto.