Diversos estudos, feitos pelo mundo fora, comprovam a importância do exercício físico na melhoria da qualidade de vida do ser humano, ajudando a prevenir, entre outras doenças, a hipertensão, a diabetes, a ansiedade e a depressão.
Como forma de explorar o assunto, a revista ‘Negócios’ foi ao Olympia Gym, um ginásio que surgiu com o intuito de juntar familiares e amigos que praticam exercícios físicos como estilo de vida. A gerente administrativa do Olympia Gym, Mayza Bique, refere que a prática de exercícios físicos também ajuda a controlar o peso e a aumentar o desempenho cognitivo.
Exercícios físicos variam entre as diferentes faixas etárias
Embora o exercício físico abranja todas as faixas etárias, Mayza Bique explica que as crianças necessitam de um acompanhamento redobrado de profissionais de saúde. “Quanto aos petizes, há exercícios que não devem praticar porque são destinados para os jovens e adultos, como é o caso da musculação”. “No Olympia Gym escolhemos a dedo os nossos instrutores e seleccionamos aqueles que fizeram a faculdade e tiraram o curso de Educação Física”, afirma a gerente do ginásio. Ela explica que as actividades físicas proporcionam vários benefícios para o corpo e a mente, melhorando a disposição para a realização de actividades diárias e a qualidade do sono.
Demanda pelos serviços surpreendente
Segundo Mayza Bique, o Olympia Gym começou o seu negócio há quase um ano e a procura pelos seus serviços tem sido surpreendente, tendo já alcançado mais de 100 clientes fixos, além de outros sazonais e os que padecem de uma enfermidade. Entre outras razões, explica a gerente, a grande procura pelos serviços do Ginásio Olympia deve-se ao facto deste empregar profissionais altamente capacitados, capazes de influenciar e motivar as pessoas a continuar com um estilo de vida saudável. “Hoje em dia, as pessoas não querem apenas “carregar ferro”. O exercício físico tornou-se um estilo de vida”.
Serviços disponíveis
O Olympia Gym apresenta um pacote mensal de 2.500 meticais e uma taxa única de inscrição de 1.000 meticais. Os pagamentos podem ser feitos em numerário, POS, Conta Móvel ou M-pesa. Até à data de publicação deste artigo, o Olympia Gym dispunha de exercícios para trabalhar a musculação e “aulas de capoeira e taekwondo específicas para crianças. “Em breve, iremos introduzir aulas em grupo”, avançou Mayza Bique, para quem o ginásio é de classe social média com “preços razoáveis e de mercado”.
Sobrevivência no mercado
“O ginásio Olympia abriu em tempo de pandemia e não foi fácil integrar-se nesse negócio, principalmente numa altura em que a luta pela sobrevivência tem sido muito difícil para todos”, explica a gerente. “Num contexto de inúmeras adversidades impostas pela pandemia, foi desafiante para nós, era como se nada tivéssemos feito”, recordou Mayza Bique, acrescentando que uma das estratégias foi associar a qualidade do serviço aos altos padrões de higienização impostos pela Covid-19”.
Embora se verifique um número cada vez mais crescente de ginásios na cidade de Maputo, o Olympia Gym “não trabalha para competir com ninguém”, disse a gerente, explicando que “a concorrência só nos desafia a sermos cada vez melhores no que fazemos”. Um dos desafios a que o Olympia se propõe é expandir as suas actividades paras as províncias, uma vez que se encontram a actuar apenas em Maputo.