Produção de rubis caiu para 2,7 milhões de quilates em 2023

132

- Publicidades -

A produção de rubis em Moçambique caiu 35,6% em 2023, para 2,7 milhões de quilates, quantidade inferior em relação à meta inicialmente programada, que era de mais de 7 milhões de quilates.

“Relativamente ao rubi, mineral com maior peso na estrutura global no grupo das pedras preciosas e semi-preciosas, continua com um baixo desempenho em relação ao plano anual, tendo registado um decréscimo na produção na ordem de 35,6%”, revelou um documento divulgado segunda-feira, pelo Ministério da Economia e Finanças.

De acordo com o relatório de execução orçamental, os resultados negativos foram influenciados pelos baixos níveis de produção da maior produtora deste mineral, pela avaria do equipamento e pelos ataques terroristas ocorridos.

Em 2022, foram produzidos 4,2 milhões de quilates daquela pedra preciosa, sendo que, no ano anterior, tinham sido atingidos 5 milhões de quilates.

A mineradora Gemfields anunciou em Dezembro que os leilões de pedras preciosas, nomeadamente rubis extraídos em Montepuez, na província de Cabo Delgado, tinham já gerado uma receita total de mil milhões de dólares em nove anos.