M-Pesa realiza 1ª Conferência sobre inclusão financeira em Moçambique

114

- Publicidades -

A Vodafone M-Pesa, subsidiária da Vodacom Moçambique, realizou, esta quarta-feira, em Maputo, a Primeira Conferência sobre Inclusão Financeira no país, designada M-Pesa FinTalks. O evento resulta da parceria do M-Pesa com o Financial Sector Deepening Mozambique (FSD) e a FinTech.MZ.

Sob o lema “LIGADOS, trilhamos o caminho da inclusão financeira” a conferência reuniu um grupo diversificado de entidades promotoras da inclusão financeira nacionais e internacionais, tais como bancos, fintechs, reguladores, entidades governamentais e comunidade académica. Durante o encontro, com a duração de um dia, foram partilhadas experiências, soluções digitais inovadoras e esforços para tornar os produtos e serviços financeiros acessíveis e viáveis para todos os segmentos sociais e empresas, independentemente do seu património líquido pessoal ou dimensão.

Com a presente iniciativa, o M-Pesa mantém a sua missão de ligar Moçambique através de um serviço financeiro fácil de usar, seguro e rápido, bem como ajudar o Governo no seu ambicioso e importante programa de inclusão financeira dos moçambicanos.

“O objectivo desta conferência é juntar todos os actores nacionais e internacionais que influenciam o caminho da inclusão financeira, porque nós temos um propósito muito forte em Moçambique enquanto M-Pesa e acreditamos que muitos dos nossos parceiros têm o mesmo propósito de dar acesso a serviços financeiros e mais oportunidades a todos os moçambicanos”, declarou Sérgio Gomes, Director-geral do M-Pesa em Moçambique, sobre a importância desta iniciativa, para de seguida acrescentar que: “Nós acreditamos que, através das plataformas que temos e dos serviços financeiros que conseguimos colocar nessas plataformas, a vida de todos os moçambicanos pode mudar. Podemos ter mais emprego, mais riqueza, mais pessoas a estudar e ter melhores condições de vida para as pessoas.

Durante as sessões de debate, nos diferentes painéis que corporizaram o evento, foram apresentadas iniciativas de inclusão financeira nacionais e estrangeiras de sucesso e debatidos temas como a importância de um quadro regulamentar bem definido, a importância de capacitar todos os segmentos da população, incluindo as comunidades marginalizadas e mulheres, munindo-os de conhecimento e ferramentas para tomarem decisões financeiras informadas.

A pretensão do M-Pesa é realizar anualmente esta conferência, de forma a sensibilizar a sociedade sobre a importância da inclusão financeira, para reduzir as desigualdades sociais e promover o crescimento económico em Moçambique.

A presente conferência acontece numa altura em que o M-Pesa celebra 10 anos de operações em Moçambique, período durante o qual se tem destacado como uma excelente ferramenta facilitadora do desenvolvimento de negócios no país, que permite aos utentes fazer depósitos e levantamento de dinheiro, pagamento de serviços, transferências e aceder a soluções de poupança e crédito.

O M-Pesa é o maior serviço de carteira móvel no país. Conta, actualmente, com mais de 6 milhões de Clientes activos e uma rede de mais de 60.000 Agentes activos. A meta é abranger 75 por cento da população moçambicana adulta, até 2025.