A mineradora irlandesa Kenmare Resources, um dos principais produtores mundiais de minerais de titânio e zircónio, que explora as areias pesadas de Moma, na província de Nampula, revelou que registou receitas positivas, apesar da produção ter sido impactada por alguns constrangimentos que afectaram a zona norte de Moçambique no início deste ano.
De acordo com o DE que cita uma publicação feita nesta terça-feira pelo portal Irish Examiner, em termos de resultados financeiros semestrais, a empresa gerou uma receita de 242,9 milhões dólares, um aumento de 23% em relação a igual período do ano passado, quando foram gerados apenas 197,3 milhões.
“A maior parte dos ganhos veio de um aumento na receita dos produtos minerais, que se situou em 229,7 milhões de dólares”, avançou o site.
Segundo o director administrativo da Kenmare Resources, Michael Carvill, a produção no primeiro semestre de 2023 “infelizmente foi abaixo das expectativas, principalmente devido aos eventos climáticos que afectaram a unidade”.
O responsável disse ainda que a má qualidade da energia, influenciada pelas interrupções da rede e manutenção não programada pela Electricidade de Moçambique (EDM), reduziram as horas de operação da mineradora, salientando, no entanto, que os preços dos produtos e os fortes volumes de remessa entre Janeiro e Junho geraram receitas-recorde para a empresa.
No período em análise, a produção de Concentrado de Minerais Pesados (Heavy Mineral Concentrate – HMC, em inglês) foi de 633 900 toneladas, representando uma queda de 14% em relação ao ano passado.
Desta feita, para a segunda metade do ano, a Kenmare afirmou que espera uma maior produção de HMC.
“Embora a demanda do mercado permaneça ligeiramente fraca, esperamos um forte desempenho financeiro no segundo semestre, com fluxos de caixa, e continuando a sustentar todas as despesas esperadas com retornos aos accionistas”, concluiu.