O ministro da Indústria e Comércio, Silvino Moreno informou que Moçambique exportou quase seis milhões de dólares para a Índia, nos últimos cinco anos, cerca de 15% do volume total de exportações, destacando Nova Deli como o terceiro maior parceiro estratégico.
“A nossa balança comercial regista, nos últimos cinco anos, a Índia como um parceiro estratégico de Moçambique, o terceiro maior parceiro a nível das exportações, num total 5,8 milhões de dólares, com um crescimento de 5%, correspondente a 15% do volume total das exportações”, declarou Silvino Moreno, citado pela Lusa.
O governante falava na abertura da Feira de Exposição Moçambique Índia, um evento de dois dias que vai juntar empresários dos dois países na cidade de Maputo, para debater estratégias de investimentos.
Para o ministro da Indústria e Comércio, as boas relações que existem entre os dois países abrem espaço para materialização das inúmeras oportunidades, destacando a presença crescente de empresas de grande dimensão da Índia na área dos recursos minerais e da saúde.
“A capacidade competitiva, empreendedora e diversificada que a Índia dispõe a nível de capital, tecnologia, experiência e parceria, faz da mesma um parceiro privilegiado de Moçambique”, acrescentou o governante.
Ainda de acordo com a fonte, a Índia está no sexto lugar da lista dos dez maiores investidores de Moçambique. O carvão, a castanha de caju e o feijão estão entre os principais produtos que a Índia compra a Moçambique.
No primeiro trimestre de 2020, a Índia foi o segundo maior parceiro comercial de Moçambique, logo depois da África do Sul, tanto ao nível de importações como exportações, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE).