O Governo vai rever a legislação de minas até ao final do ano em curso, com o objectivo de evitar que os produtos mineiros nacionais continuem a ser exportados em bruto.
“Os nossos projectos de exploração mineira, quase na sua totalidade, exportam os produtos em bruto e é isso que queremos modificar”, afirmou Silvino Moreno, ministro da Indústria e Comércio, citado pelo diário de maior circulação no país.
O governante que falava semana finda a jornalistas nacionais em Gaberone, Botswana, à margem da Cimeira de Negócios Estados Unidos da América-África, que referiu que a informação já foi enviada aos fornecedores para que “se preparem para adicionar valor aos produtos”. E apontou como exemplos os projectos de areias pesadas de Chibuto (Gaza) e de Moma (Nampula), que já deveriam estar a transformar os produtos para a indústria de tintas.
Com vista a reverter o cenário, Moreno partilhou que os ministérios da Indústria e Comércio e dos Recursos Minerais e Energia estão a mapear outros produtos a serem abrangidos pela medida.
“A ideia é que todo o produto mineiro só poderá ser exportado depois de transformado. Estamos a falar com os operadores nesse sentido”. frisou.