Gemfields arrecada 69,5 milhões de dólares em leilão de rubis

627

- Publicidades -

A empresa de mineração com sede em Londres, Gemfields, anunciou ontem, que arrecadou um total de 69,5 milhões de dólares num leilão de rubis brutos de qualidade mista, onde foram vendidos 97 lotes.

Os lotes do leilão foram disponibilizados em Banguecoque, na Tailândia, para visualização privada e presencial, acrescentando que, após o processo, os leilões ocorreram através de uma plataforma online adaptada especificamente para a Gemfields, permitindo que clientes de múltiplas jurisdições participassem.

De acordo com o DE, as pedras vendidas foram extraídas no distrito de Montepuez, no norte de Moçambique, pela Montepuez Ruby Mining Limitada (MRM), que detém 75% de propriedade da Gemfields e 25% da Mwiriti Limitada.

Deste modo, a Gemfields destacou que “os rendimentos deste leilão serão totalmente repatriados para a MRM em Moçambique, com todos os royalties devidos ao Governo moçambicano, sendo pagos com base nos preços de venda totais alcançados no leilão”.

Os rubis produzidos na província de Cabo Delgado têm tido maior procura no mercado internacional, sobretudo o asiático. Em 2019, a empresa moçambicana gerou 122 milhões de dólares de receitas de leilões de rubis, enquanto em Abril de 2020 e Março de 2021 a mina ficou fechada devido à impossibilidade de realização de qualquer leilão gerado pela pandemia de covid-19.