Galp, MCTES e Camões – Instituto da Cooperação e da Língua colaboram para a criação de Centro de Referência de Petróleo e Gás em Cabo Delgado

  • Centro de Referência vai promover o desenvolvimento de competências no sector energético e aumentar as oportunidades profissionais da população, em particular dos jovens moçambicanos Cabo Delgado
  • Galp apoia as áreas de formação universitária, capacitação técnica e estágios profissionais

A Galp assinou, no dia 2 de setembro de 2022, um Memorando de Entendimento com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Moçambique (MCTES) e o Instituto da Cooperação e da Língua (Camões, I.P.), com vista à criação do Centro de Referência em Petróleo e Gás de Cabo Delgado.

Pela Parte Moçambicana assinou o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Daniel Nivagara, e pela Parte Portuguesa o Ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho.

Através deste Centro pretende reforçar-se o sistema nacional de ciência, tecnologia e inovação nas áreas da energia, do ambiente e dos recursos minerais, e disseminar o conhecimento nestas áreas, preparando as futuras gerações para os desafios do sector energético. 

A Galp vai financiar e apoiar as áreas de formação, nomeadamente através de bolsas de doutoramento para docentes da Universidade Lúrio e docentes de outras instituições do Ensino Superior de Moçambique, em programas doutorais em Engenharia de Petróleo ou afins, ministrados pelo Instituto Superior Técnico, parceiro do Camões, I.P. no âmbito do “Projeto +Emprego”. A Galp vai ainda apoiar programas de especialização e bolsas para formadores da educação técnica, bem como estágios profissionais para jovens graduados originários de Cabo Delgado.

Para Teresa Abecasis, Administradora da Galp, o Centro de Referência em Petróleo e Gás de Cabo Delgado “vai potenciar a disseminação de conhecimento em áreas fundamentais para o desenvolvimento social e económico de Cabo Delgado e do País. A Galp, na qualidade de empresa de referência no sector da energia, atua de forma responsável, contribuindo para o desenvolvimento dos Países onde opera diretamente através do seu investimento, promovendo a criação de emprego e apoio à atividade económica e bem-estar das famílias. Este projeto é apenas mais um exemplo desse compromisso com as famílias moçambicanas.”

A experiência reconhecida da Galp em projectos de oil&gas a nível internacional, que incluem duas das maiores descobertas de petróleo e gás natural realizadas nas últimas décadas, bem como a sua presença consolidada no mercado de energia em Moçambique são factores que podem contribuir de forma decisiva para o sucesso do Centro de Referência em Petróleo e Gás de Cabo Delgado.

Compartilhar:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Newsletter

Ao clicar no botão Inscrever-se, confirma que leu a nossa Política de Privacidade.
PUBLICIDADE