EUA doa mais 336.000 Vacinas de Dose Única para Moçambique

971

- Publicidades -

O governo dos Estados Unidos doou 336.000 doses da vacina COVID-19 da Johnson & Johnson ao Ministério da Saúde moçambicano. Como a vacina confere imunidade numa única dose, este carregamento irá fornecer imunidade a 336.000 moçambicanos, protegendo a sua saúde e impedindo a propagação de novas variantes perigosas.

O Embaixador dos Estados Unidos Dennis W. Hearne afirmou: “Na qualidade de maior doador bilateral de vacinas a Moçambique, os Estados Unidos têm o prazer de fazer parte deste esforço global coordenado para levar apoio vital ao povo de Moçambique. Os nossos dois governos estão a trabalhar em conjunto de diversas formas para conter a COVID-19 em Moçambique. Estas vacinas irão preencher uma necessidade importante para combater com sucesso o vírus”.

Esta é a segunda entrega de vacinas da COVID-19. Em Julho, os Estados Unidos doou 302.400 vacinas da Johnson & Johnson. Esta assistência é outro exemplo da força da relação EUA-Moçambique, com base em décadas de cooperação sanitária entre Moçambique e os Estados Unidos. O Governo dos E.U.A. tem prestado apoio de forma atempada e contínua à resposta de Moçambique à pandemia da COVID-19, incluindo assistência avaliada em 62,5 milhões de dólares.

Refira-se que os Estados Unidos estão empenhados em liderar a resposta global da COVID-19 porque é a coisa certa a fazer e irá tornar o mundo mais seguro. O Governo dos Estados Unidos comprometeu-se a doar 4 mil milhões de dólares ao Mecanismo COVAX, tornando-se no maior doador para o esforço global de vacinação de pessoas em todo o mundo. O Governo dos E.U.A. também comprou um milhar de milhões de vacinas para países de baixo rendimento e doou 80 milhões de vacinas provenientes do próprio fornecimento dos Estados Unidos.