O stock do crédito à economia em Moçambique caiu em Outubro para 287,1 mil milhões de meticais, a quinta queda mensal consecutiva após o pico registado em Maio.
Os dados constam no relatório mensal de Informação Estatística, divulgado pelo Banco de Moçambique (BM), esta quarta-feira, 20 de Dezembro, e segundo o qual, em Maio, o crédito à economia concedido pela banca tinha subido para o máximo de 298,1 mil milhões de meticais, estando em queda desde então.
Comparativamente a igual período do ano passado, o stock do crédito à economia, segundo o relatório, observou um ligeiro crescimento de 0,1%.
Por sua vez, o volume de crédito às empresas privadas observou, no período em análise, um decréscimo de 9,8%, tendo-se fixado em 126,5 mil milhões de meticais, enquanto o crédito às famílias cresceu quase 13%, para 130 mil milhões de meticais.
Ainda segundo a informação produzida pelo banco central, funcionam em Moçambique 15 bancos comerciais e 12 microbancos, além de cooperativas de crédito e organizações de poupança e crédito. DE