A Habber Tec nasceu em 1997 na cidade de Madrid, em Espanha. Os primeiros serviços que a Habber disponibilizou foram os de Formação e Outsourcing, nas então incipientes áreas de Informação de Gestão de Negócios e de Banca Electrónica. Não demorou para que a empresa se expandisse, atravessando fronteiras de países como Venezuela e Brasil e, desde 2014, em Moçambique.
Em 2014, nasce a Habber Tec Moçambique, uma iniciativa que agregou valor aos negócios de parceiros e clientes deste país, por meio de projectos pioneiros e inovadores, principalmente no sector financeiro, nas áreas de transformação digital (gestão de processos, mobilidade, canal web) e analítica.
Ao longo dos seus 24 anos de existência, a empresa formou parcerias, destacando-se a firmada com a IBM. Obteve vários prémios, certificações e reconhecimentos a nível mundial nas tecnologias mais disruptivas do momento. Conheça o percurso destas empresas que, juntas, trazem soluções tecnológicas para Moçambique, onde o acesso à tecnologia continua um desafio, mesmo nas grandes metrópoles.
“O mercado moçambicano tem um conjunto de desafios onde a Habber Tec poderá ajudar, com um conjunto de soluções para a Digitalização/Automatização dos Processos das Empresas nos vários sectores, quer em toda a componente Analítica e de Inteligência Artificial com as tecnologias e soluções de ponta que o nosso parceiro IBM nos oferece”, refere o director da Digital Transformation Habber Tec, Jorge Flório.
Nesse âmbito, ao observar os vários mercados onde se insere, verificou-se uma necessidade em responder a potenciais clientes que não tivessem acesso directo à tecnologia. Principalmente em países como Moçambique, onde o acesso à tecnologia é difícil, mesmo nas grandes metrópoles, trazendo à tona a seguinte questão: como podem as instituições locais angariar clientes em zonas mais remotas, desprovidas de rede móvel?
“Uma ferramenta capaz de ir aos locais mais remotos”
Fruto deste desafio que impacta diversos mercados e negócios surgiu a solução de onboarding desenvolvida pela Habber Tec sobre tecnologia IBM MobileFirst Platform Foundation. “Um produto 100% digital, com o objectivo de munir as nossas empresas e instituições de uma ferramenta capaz de ir aos locais mais remotos angariar novos clientes”, garante Jorge Flório.
“Através da aplicação mobile, um gestor comercial (de um banco por exemplo) poderá ir a zonas sem rede criar contas para novos clientes. Toda a informação é guardada e, assim que haja ligação, sincronizada com os sistemas core”, explica Jorge Flório, acrescentando que a aplicação de onboarding da Habber Tec adapta-se a cada negócio tal como ao mercado financeiro, segurador, de retalho e oil & gas, entre outros.
“Existe também uma capacidade adicional de incluir módulos específicos para cada negócio. Por exemplo, esta aplicação hoje tem módulos específicos para o sector financeiro destinados à avaliação de risco de branqueamento de capitais, módulos específicos para o sector segurador para a análise do risco de cliente face à subscrição de certos seguros, entre outros” especificou o director da Digital Transformation Habber Tec.
Os desafios e benefícios da aplicação
No que concerne às potencialidades desta tecnologia, o director da empresa afirma que a solução IBM Mobile Foundation utilizada nesta solução de onboarding enquadra-se na perfeição no produto da Habber Tec, dado que responde a alguns dos desafios que esta aplicação quis salvaguardar, nomeadamente:
Havendo uma equipa comercial na rua com a solução de onboarding, é possível via Back Office da aplicação IBM Mobile Foundation saber que comerciais têm a aplicação instalada e assim fazer um controlo assertivo de quem utiliza a aplicação e em que versão, isto pode ser importante, caso sejam identificadas vulnerabilidades de segurança;
A capacidade de automatização, através do envio de actualizações para os comerciais. Esta funcionalidade torna-se importante quando existem actualizações que o negócio entende ser importantes ao nível de estarem disponíveis para todos os comerciais no imediato.
Outro exemplo é a capacidade de, identificada alguma falha de segurança, ser enviada de imediato uma versão para a força comercial com a correção dessa mesma falha; Visto ser uma aplicação que gere informação dos clientes, logo informação sensível, adicionalmente à lógica de segurança já implementada pela solução Habber Tec, a integração com a solução IBM Mobile Foundation garante também uma gestão de autenticação e uma camada adicional de segurança e a capacidade de indisponibilizar algum dispositivo, caso este seja perdido ou roubado. Falando sobre os benefícios da utilização desta solução pelas empresas moçambicanas, Jorge Flório explica que “as empresas ganham a capacidade de ter uma solução que serve todo o mercado moçambicano: Serve as zonas com grandes densidades populacionais e com rede de internet estável onde os seus comerciais poderão ter a sua actividade comercial de proximidade com os clientes, realizando o onboarding de novos clientes, passando de imediato os processos para o Back Office destas instituições, onde toda a sua documentação será validada instantaneamente”. Flório avançou ainda que esta solução serve também em zonas com menor densidade populacional, onde por vezes as instituições não têm presença física como balcões de bancos ou seguradoras dado que o investimento financeiro não é justificado, mas que com esta aplicação, a aposta comercial pode ser feita a um custo muito menor. Mesmo em regiões onde não exista ligação à internet, a solução poderá funcionar em modo offline, mantendo todos os dados na aplicação encriptados, até posterior ligação à internet e respectiva conexão ao Back Office da instituição. “Estas instituições têm assim uma relação muito mais próxima com os seus clientes, estejam eles nos centros populacionais ou em zonas mais afastadas”, disse. Relativamente à parceria com a IBM, o CEO da Habber Tec Portugal em Moçambique, Vítor Esteves, refere que a ligação entre ambas as empresas tem muitos anos. “Começamos a fazer a parceria com a IBM em 2009, em Portugal, Espanha e Brasil, e em 2013 fomos logo reconhecidos como parceiro estratégico da IBM a nível mundial, para tudo que era a implementação de processos estratégicos, nos nossos clientes. Escolhemos a IBM porque é um parceiro de longa data da Habber Tec, com soluções alinhadas com a expertise técnica das equipas da Habber Tec e com provas dadas nos mercados onde actuamos”, sublinhou Vítor Esteves, manifestando a intenção de apoiar o desenvolvimento tecnológico das empresas moçambicanas. “Queremos ajudar as empresas de Moçambique a enquadrarem-se, cada vez mais, nesta nova era que é a web, o telemóvel e o computador. Essa é a nossa visão e missão e por isso temos em Moçambique este casamento com a IBM”, declarou. A solução Onboarding em Moçambique Abordados sobre como impulsionar o negócio de pequenas e grandes empresas com a utilização desta solução, Jorge Flório, respondeu nos seguintes termos: “Sendo a angariação de clientes um dos processos core de qualquer negócio, independentemente da sua dimensão, a digitalização deste processo traz a estes negócios uma capacidade de gastar menos esforço na angariação de clientes e tornar o seu negócio mais abrangente no mercado moçambicano”. A solução Onboarding assente da tecnologia IBM MobileFirst Platform Foundation não é uma solução específica de uma área de negócio, mas tem muitos interessados e clientes, como por exemplo na banca, seguradoras, retail, oil & gas. Ou seja, é uma solução essencialmente para o onboarding de clientes, angariação de novos clientes, inclusão de novos clientes, muito orientado para essas dificuldades. O maior ponto de diferenciação desta solução de onboarding é estar completamente adaptada porque foi criada de raiz com esse objectivo no mercado moçambicano onde há, de facto, dificuldades de instabilidade da rede móvel, e um país em que há difícil acesso às populações que estão fora dos grandes centros populacionais, e estas pessoas também precisam de serviços, e os negócios têm que lá chegar”, argumentou. Flório refere ainda que estes negócios poderão chegar onde não têm até ao dia de hoje balcões físicos, onde não existe sequer uma rede de internet estável. “Existe uma enorme fatia de mercado/clientes que, ao dia de hoje, não estão a explorar por não terem uma presença física no local, mas que com uma aplicação de onboarding tal como a solução da Habber Tec, a sua equipa comercial pode explorar com um custo muito mais reduzido do que a implantação de balcões físicos. Geograficamente grande parte de Moçambique será um território por explorar neste sentido”, concluiu.
Outro exemplo é a capacidade de, identificada alguma falha de segurança, ser enviada de imediato uma versão para a força comercial com a correção dessa mesma falha; Visto ser uma aplicação que gere informação dos clientes, logo informação sensível, adicionalmente à lógica de segurança já implementada pela solução Habber Tec, a integração com a solução IBM Mobile Foundation garante também uma gestão de autenticação e uma camada adicional de segurança e a capacidade de indisponibilizar algum dispositivo, caso este seja perdido ou roubado. Falando sobre os benefícios da utilização desta solução pelas empresas moçambicanas, Jorge Flório explica que “as empresas ganham a capacidade de ter uma solução que serve todo o mercado moçambicano: Serve as zonas com grandes densidades populacionais e com rede de internet estável onde os seus comerciais poderão ter a sua actividade comercial de proximidade com os clientes, realizando o onboarding de novos clientes, passando de imediato os processos para o Back Office destas instituições, onde toda a sua documentação será validada instantaneamente”. Flório avançou ainda que esta solução serve também em zonas com menor densidade populacional, onde por vezes as instituições não têm presença física como balcões de bancos ou seguradoras dado que o investimento financeiro não é justificado, mas que com esta aplicação, a aposta comercial pode ser feita a um custo muito menor. Mesmo em regiões onde não exista ligação à internet, a solução poderá funcionar em modo offline, mantendo todos os dados na aplicação encriptados, até posterior ligação à internet e respectiva conexão ao Back Office da instituição. “Estas instituições têm assim uma relação muito mais próxima com os seus clientes, estejam eles nos centros populacionais ou em zonas mais afastadas”, disse. Relativamente à parceria com a IBM, o CEO da Habber Tec Portugal em Moçambique, Vítor Esteves, refere que a ligação entre ambas as empresas tem muitos anos. “Começamos a fazer a parceria com a IBM em 2009, em Portugal, Espanha e Brasil, e em 2013 fomos logo reconhecidos como parceiro estratégico da IBM a nível mundial, para tudo que era a implementação de processos estratégicos, nos nossos clientes. Escolhemos a IBM porque é um parceiro de longa data da Habber Tec, com soluções alinhadas com a expertise técnica das equipas da Habber Tec e com provas dadas nos mercados onde actuamos”, sublinhou Vítor Esteves, manifestando a intenção de apoiar o desenvolvimento tecnológico das empresas moçambicanas. “Queremos ajudar as empresas de Moçambique a enquadrarem-se, cada vez mais, nesta nova era que é a web, o telemóvel e o computador. Essa é a nossa visão e missão e por isso temos em Moçambique este casamento com a IBM”, declarou. A solução Onboarding em Moçambique Abordados sobre como impulsionar o negócio de pequenas e grandes empresas com a utilização desta solução, Jorge Flório, respondeu nos seguintes termos: “Sendo a angariação de clientes um dos processos core de qualquer negócio, independentemente da sua dimensão, a digitalização deste processo traz a estes negócios uma capacidade de gastar menos esforço na angariação de clientes e tornar o seu negócio mais abrangente no mercado moçambicano”. A solução Onboarding assente da tecnologia IBM MobileFirst Platform Foundation não é uma solução específica de uma área de negócio, mas tem muitos interessados e clientes, como por exemplo na banca, seguradoras, retail, oil & gas. Ou seja, é uma solução essencialmente para o onboarding de clientes, angariação de novos clientes, inclusão de novos clientes, muito orientado para essas dificuldades. O maior ponto de diferenciação desta solução de onboarding é estar completamente adaptada porque foi criada de raiz com esse objectivo no mercado moçambicano onde há, de facto, dificuldades de instabilidade da rede móvel, e um país em que há difícil acesso às populações que estão fora dos grandes centros populacionais, e estas pessoas também precisam de serviços, e os negócios têm que lá chegar”, argumentou. Flório refere ainda que estes negócios poderão chegar onde não têm até ao dia de hoje balcões físicos, onde não existe sequer uma rede de internet estável. “Existe uma enorme fatia de mercado/clientes que, ao dia de hoje, não estão a explorar por não terem uma presença física no local, mas que com uma aplicação de onboarding tal como a solução da Habber Tec, a sua equipa comercial pode explorar com um custo muito mais reduzido do que a implantação de balcões físicos. Geograficamente grande parte de Moçambique será um território por explorar neste sentido”, concluiu.
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