BCI conquista Liga Metical em basquetebol sénior feminino

598

O Banco Comercial e de Investimentos (BCI) é o grande vencedor do último torneio de basquetebol sénior feminino organizado pelo Banco de Moçambique (Liga Metical).

A informação foi partilhada, nesta terça-feira, no Auditório do BCI em Maputo, durante a cerimónia de apresentação e entrega de troféus conquistados, em 2023, pela equipa feminina de basquetebol, e pelas masculinas de futsal, futebol de 11 e basquete, à Comissão Executiva do Banco.

Intervindo na cerimónia, o Presidente da Comissão Executiva do BCI, Francisco Costa, felicitou as equipas e falou do que contou bastante: “a vossa atitude!”, disse. E prosseguiu: “e isto serve para todas as dimensões da nossa vida, a vida privada, a profissional e no desporto. Quanto mais atitude tivermos mais as nossas competências, a nossa capacidade de fazer coisas cresce”.

Mais adiante, Costa abordou o papel do Banco, em prol do desenvolvimento: “somos reconhecidos como um banco com uma presença muito forte na responsabilidade social, e fazemo-lo em vertentes muitos distintas, como cultura, educação e desporto. E aqui hoje estamos a falar de desporto”. 

Por seu turno, o Presidente do Conselho de Administração do BCI, Carlos Agostinho do Rosário, destacou o ambiente desportivo e o espírito de equipa. “Quando praticamos desporto, conhecemo-nos melhor, temos espírito de união, de entreajuda. Com adrenalina tiramos tudo o que é negativo, encestamos, chutamos a bola… fazemos bem ao corpo e à mente. Queremos que isto continue aqui no BCI”.

Já a capitã da equipa, Benigna Xlhone, enalteceu o esforço empreendido pelo Banco na gestão diária do desporto, com vista, entre outros, à promoção da união, saúde e bem-estar dos colaboradores. Por isso, “constitui um grande marco e uma responsabilidade acrescida, para continuarmos a trazer anualmente mais títulos que dignificam os colaboradores e o Banco”, disse.

Além de se sagrar campeã do certame, a equipa feminina do BCI viu a sua atleta, Kátia Machai, receber o prémio de jogadora mais valiosa (MVP). Entretanto, as equipas masculinas classificaram-se, cada uma, na terceira posição.