Taptap Send, uma plataforma que permite às pessoas transferir dinheiro da Europa, e da América do Norte para África, Ásia e Caraíbas de forma rápida, conveniente, segura e a preços competitivos, lançou recentemente as suas operações para Moçambique.
O lançamento oficial teve lugar em Portugal, onde a Taptap Send também aproveitou a oportunidade para celebrar a sua parceria com a Organização da Diáspora Moçambicana (ODM), numa cerimónia, perante uma audiência especial que incluiu representantes da Embaixada de Moçambique em Portugal.
O aplicativo, que já está em funcionamento para Moçambique desde o passado dia 25 de Janeiro de 2022, efectua transferências directamente para o M-Pesa, única carteira móvel ao qual está associada, até ao momento no território nacional.
O representante da Taptap Send Moçambique, Adriano Sênvano Júnior disse que a Taptap Send acaba de entrar em Moçambique, com o objectivo de trazer mais valor tanto para os Moçambicanos na diáspora, como para os Moçambicanos que vivem no país à medida que o produto evolui:
“É uma grande honra servir os nossos irmãos e irmãs, que vivem no estrangeiro e os que vivem em Moçambique com um produto financeiro que é muito rápido, conveniente, seguro e sem taxas, e que está a ser conduzido para o país por moçambicanos tal como eles. Somos Comunidade-Primeiro na nossa abordagem para melhorar e distribuir o produto, assegurando que as pessoas sentem que isto está a ser feito por um dos seus – onde é inquestionável que nos preocupamos com todos e cada um dos moçambicanos hoje, amanhã e sempre. A nossa abordagem localizada já é vista de múltiplas formas, incluindo a nossa parceria com a ODM para garantir que estamos muito próximos de todas as vozes moçambicanas espalhadas por todo o mundo”.
O representante da ODM, Pedro Fernandes, disse, por sua vez, que esta parceria é de extrema importância, uma vez que pode contribuir para o desenvolvimento da economia de Moçambique:
“Para nós, tem uma importância significativa, porque esta plataforma implica o envio de dinheiro rapidamente, convenientemente, sem taxas e com segurança para todo Moçambique. Incluindo o envio de dinheiro para as zonas rurais. Os receptores já não precisam de um smartphone ou de uma conta bancária para poderem aceder a esta ajuda que as pessoas que vivem no estrangeiro querem levar para Moçambique. O agricultor lá, no interior de Gaza ou outra província, só precisa de ter um telemóvel simples, desde que tenha uma conta M-Pesa, pode aceder ao seu dinheiro e utilizá-lo num minuto ou menos depois de ser enviado do estrangeiro”.
As remessas constituem uma parte significativa das economias africanas, contribuindo para mais de 5% do PIB em muitos países africanos. Como resultado da pandemia, os africanos inclinaram-se, mais do que nunca, para prestar apoio aos seus países através de plataformas financeiras digitais acessíveis. A Taptap Send tem registado um enorme crescimento durante este tempo, e é um agente de remessas cada vez mais importante em todo o mundo.
As remessas ajudam centenas de milhares de famílias moçambicanas a pagar necessidades essenciais tais como cuidados de saúde, contas domésticas e educação. A Taptap Send já está a ser utilizada dentro da comunidade moçambicana espalhada por todo o mundo, operando de forma legal e transparente em todos os locais onde está presente. Actualmente está a funcionar em 12 destinos de envio da Europa e América do Norte, e 24 destinos de recepção em África, Ásia e Caraíbas.
Os moçambicanos na diáspora podem encontrar a Taptap Send na Apple Store e na Google Store. Os novos utilizadores podem receber um crédito de boas-vindas de €5/£5/$10/C$10, dependendo do local onde vivem, utilizando o seguinte Código Promocional “TXUNA”.