Com o objectivo de alertar os automobilistas e peões para a necessidade do respeito às mais elementares regras de condução, numa altura em que os índices de sinistralidade rodoviária tendem a aumentar no país, especialmente durante a quadra festiva, a Vodacom Moçambique juntou-se à campanha nacional de segurança rodoviária lançada no dia 12 de Dezembro, em parceria com o Instituto Nacional de Transportes Rodoviários (INATRO), a Polícia de Trânsito (PT), a Administração Nacional de Estradas (ANE) e parceiros públicos e privados.
“Ligados, através desta iniciativa, acreditamos que podemos reduzir o alarmante número de acidentes de viação que se registam ao longo das estradas nacionais, e salvar vidas humanas. Esta campanha é alusiva à época das festas, altura em que os acidentes aumentam significativamente, mas os ensinamentos que se pretendem transmitir são para o uso diário dos automobilistas. Segurança rodoviária é um acto contínuo, não tem época ou validade”, disse Juvêncio Guila, da Vodacom, sobre a importância desta campanha.
No âmbito desta iniciativa, inserida nos esforços para a mitigação dos acidentes de viação no país durante a época festiva, a Vodacom ofereceu aos parceiros públicos, dentre eles a Polícia de Trânsito e o INATRO, material de suporte às operações da campanha, designadamente, bastões sinalizadores electrónicos a led, braçadeiras com reflectores, megafones, lanternas, fitas zebradas, raquetes de sinalização, pirilampos de cone e pilhas para todos os materiais, visando o bom desempenho no trabalho da Polícia de Trânsito. O material será distribuído para todas as delegações do país.
A operadora irá também montar reclames publicitários com mensagens sobre segurança rodoviária, no troço entre Bobole e Rio Incoluane (província de Maputo), na Estrada Nacional número Um (EN1).
Ainda sobre esta iniciativa, a Vodacom vai formar alunos da Escola Secundária de Chambone, na província de Inhambane, em matérias sobre segurança rodoviária, no sentido de ajudar a comunidade escolar a atravessar devidamente a estrada; ornamentar o muro de vedação da escola com pinturas ilustrativas, para a consciencialização sobre segurança rodoviária; pintar passadeiras próximas à escola; bem como doar raquetes luminosas e coletes reflectores. Guila referiu que “Um dos propósitos da Vodacom é apoiar as comunidades e, com estas iniciativas dirigidas aos mais novos, esperamos sensibilizar este segmento para garantir, a longo prazo, gerações futuras de condutores mais responsáveis.”
Refira-se que a Vodacom, no quadro do combate à sinistralidade rodoviária, tem apoiado estas campanhas anualmente, com o objectivo de persuadir os utentes das estradas a adoptarem atitudes e comportamentos prudentes.