Segundo escreve o jornal notícias, acredita-se que esta tendência poderá vir a manter-se nos próximos anos tendo em conta as oportunidades que se abrem com a cada vez crescente aproximação do país asiático ao continente africano.
De acordo com a fonte acima citada, esta perspectiva resulta de uma maior abertura do mercado da Índia aos produtos africanos e também em razão de uma maior competitividade.
Dados avançados por Sara Joy, gestora chefe do Banco de Exportações e Importações indiano (EXIM Bank), apontam que o volume de importações a partir deste país atingiu 2,3 mil milhões, no ano passado, contra 888 milhões de 2012.
O diário de maior circulação no país escreve ainda que, estes dados foram partilhados com a equipa de jornalistas africanos que escalou esta instituição, no contexto da visita de familiarização que realiza a este país asiático, desde domingo, tendo em vista tomar contacto com os progressos e desafios que esta nação enfrenta e os esforços para uma maior aproximação com África.
Em termos de taxa de ocupação, a fonte disse que neste momento a mesma está a 85%, com alguns empreendimentos já a 100%.
Edson Valá, falava no âmbito do lançamento da “Operação Esperança – Quadra Festiva 2023/2024”, organizada pela CTA e parceiros.