Sector bancário nacional está “sólido e bem capitalizado”

97

- Publicidades -

O governador do Banco de Moçambique, Rogério Zandamela, afirmou esta quarta-feira, que o sector bancário nacional está “sólido e bem capitalizado”, mas alertou que o crédito em incumprimento permanece em níveis elevados.

“O rácio de crédito em incumprimento continua em níveis relativamente elevados”, descreveu Zandamela, apontando que se situava em 9,1% do total em Setembro último, contra 9,3% no mesmo mês do ano passado.

“O sector bancário nacional continua sólido e bem capitalizado, tendo o rácio de solvabilidade se fixado em 24,0% em setembro do corrente ano, correspondente a 12,0 pontos percentuais acima do mínimo regulamentar”, destacou o governador do Banco de Moçambique, na abertura do 48.º conselho consultivo, na cidade de Inhambane.

Na mesma intervenção, ainda sobre o sector bancário, Rogério Zandamela, sublinhou que “uma das reformas importantes para dinamização das transações económicas” é o processo, em curso, de transição da Rede Única Nacional de Pagamentos Eletrónicos para a nova plataforma de processamento de pagamentos eletrónicos, Euronet, “que se encontra numa fase bastante avançada”.

“Neste momento, os bancos já se encontram totalmente integrados na nova plataforma, incluindo as Instituições de Moeda Eletrónica, que contribuem, de forma particular, para impulsionar as transações económicas nas zonas recônditas do país bem como os níveis de inclusão financeira”, revelou Zandamela.