Preços dos produtos essenciais poderão subir nos próximos meses

551

- Publicidades -

O Banco de Moçambique (BM) revelou que os preços dos produtos essenciais poderão subir ao longo dos próximos meses no País, devido aos choques climáticos e a uma possível subida do preço dos combustíveis e dos serviços de telecomunicações.

“A vida poderá estar ligeiramente mais cara nos próximos meses. Prevê-se uma ligeira subida na inflação, isto é, haverá um agravamento dos preços dos produtos essenciais”, destacou a instituição num relatório sobre a Conjuntura Económica e Perspectivas da Inflação.

Segundo o banco central, esta previsão decorre do impacto dos efeitos dos choques climáticos, do aumento dos preços dos combustíveis e da tarifa de portagem na África do Sul, que é um dos principais abastecedores de produtos de primeira necessidade a Moçambique.

“As expectativas macroeconómicas dos agentes económicos apontam para uma aceleração da inflação no curto prazo, acreditando-se que a mesma poderá fixar-se em 5,37% em Dezembro de 2024”, apontou o relatório citado pelo jornal O País.

De acordo com a fonte, o documento também prevê que a actividade económica poderá continuar a expandir-se em níveis moderados, impulsionada pelo desempenho do sector da indústria extractiva e pelo impulso da produção do gás natural liquefeito (GNL) na plataforma Coral Sul FLNG, na bacia do Rovuma, em Cabo Delgado.