As Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME) participam com 23,4 por cento do Produto Interno Bruto (PIB), contribuindo para a dinamização da economia nacional em diversas áreas.
Este segmento representa cerca de 97,1 por cento do universo de empresas que operam em todo o país e absorve cerca de 46,4 por cento da massa laboral empregue pelo sector formal.
Segundo o jornal Notícias, o facto foi revelado pelo ministro da Indústria e Comércio, Silvino Moreno, falando na apresentação da proposta de Lei das MPME na Assembleia da República, que foi aprovada na generalidade por consenso.
Moreno apontou como uma das mais-valias daquela norma o alargamento da capacidade de geração de emprego, produção de riqueza, arrecadação de impostos para o Estado, aumento da base tributária e da sustentabilidade económica devido ao alto grau de resiliência das destas.
Neste contexto, o Governo reconhece ainda a relevância das MPMEs na economia como maior segmento empresarial e que jogam um papel importante na melhoria da competitividade empresarial.