O Posto Administrativo de Mapulanguene, situado a 105 km do Distrito de Magude, província de Maputo, recebeu por parte da Karingani Game Reserve, uma importante área de conservação ambiental para a proteção da história e das espécies de mamíferos terrestres, máquinas e insumos agrícolas destinados a instalação de um parque de máquinas para o desenvolvimento agrícola a nível comunitário.
Ciente que empoderamento das comunidades rurais é a chave para o desenvolvimento local e atracção de investidores nacionais e internacionais, a Karingani ofertou a Mapulanguene, uma das áreas onde a Reserva opera, um tractor New Holland TT4.90, um reboque de ponta de 5 toneladas, uma grade hidráulica 18; um estripador; um pulverizador de barra a jacto 600lt; um arado de 4 discos; uma plantadora – Jumil de 4 linhas; 1000kg de semente de feijão, 1000kg de semente de milho, para a produção agrícola.
Presente na cerimónia oficial de entrega, testemunhada por mais de 150 moradores, o Gestor de Desenvolvimento Comunitário da Karingani Game Reserve, Joaquim Mendonça, referiu “a Karingani faz esta doação com o entendimento que esta irá contribuir para o aumento da capacidade dos meios de vida sustentável, fortalecer a capacidade de adaptação e resiliência das comunidades beneficiárias, especialmente no que concerne as mudanças climáticas, e, através da aplicação de meios tecnológicos e insumos agrícolas, este apoio vai cooperar para incrementar a produção e produtividade agrícola”.
Por sua vez, o Administrador do Distrito de Magude, Lázaro Manuel Mbambamba, destacou que “é com extrema satisfação que recebemos estes bens que tem o potencial de mudar toda uma perspectiva de operacionalização agrícola desenvolvida a nível do distrito. Este material não vem para criar conflitos, intrigas ou discórdias. Não pertence a ninguém, mas sim a todos. Pelo que, temos que cuidar com responsabilidade pois assim motivamos a Karingani a prover mais e a apoiar na manutenção”.
A KGR ofertou, igualmente, onze cabeças de gado bovino, entre as quais, dez fêmeas e um macho para as comunidades a fim de impulsionar a prática da actividade e contribuir para que as comunidades possam dispor de mais gado para o exercício das suas responsabilidades.
A KGR espera que a população, o Governo, em colaboração com as estruturas, mecanismos, conselhos de desenvolvimento comunitários e as comunidades como beneficiárias, estabeleçam um sistema de gestão e reporte que garanta o uso organizado e apropriado dos activos atribuídos.