Isenção de vistos aumentou em 34% visitas ao país em 90 dias

353

- Publicidades -

O Governo afirma que a decisão de facilitar e isentar de vistos turistas de países de baixo risco fez aumentar o número de visitas ao país em 34% nos primeiros 90 dias de implementação da medida.

“A medida vem tornando Moçambique mais competitivo e facilitando o acesso a potenciais investidores”, escreve a Lusa citando o balanço económico e social da execução do Orçamento do Estado até ao terceiro trimestre.

Moçambique introduziu em Dezembro de 2022 o Visto Eletrónico (e-Visa) e em 01 de Maio a isenção de vistos para cidadãos de 29 países, além de ter revisto também a medida de concessão de vistos de investimentos para períodos mais alargados aos cidadãos estrangeiros que detenham investimento em Moçambique, simplificando os requisitos de atribuição.

No entanto, no mesmo documento, o Governo estima uma “despesa média” por cada visitante em 110 dólares e o tempo médio de visita de quatro dias, pelo que cada visitante representa 440 dólares “de novos fundos” para a economia.

“O aumento de visitantes ao país em virtude desta medida representa um crescimento do sector e um efeito multiplicador na economia moçambicana”, acrescenta.

Em agosto último, o Governo referiu que que mais de 13.000 cidadãos estrangeiros entraram em Moçambique ao abrigo da medida de isenção de vistos para alguns países introduzida em Maio, a grande maioria turistas, incluindo de Portugal.