HCB Procura Parceria Para Reactivar Projecto da Central Norte

185

Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB), principal produtor de energia em Moçambique, está à procura de uma parceria para reactivar o projecto “Central Norte” (uma nova central que estará localizada na margem esquerda da barragem) desenhado com vista a diversificar e expandir o negócio da energia, reportou o jornal notícias nesta terça-feira, 22 de Outubro.

Segundo o órgão de informação, a retoma do projecto significa uma projecção de crescimento, estando já em curso um processo de contratação de um consultor que irá apoiar a implementação da iniciativa, recordando que estudos anteriores demonstraram a existência de características de alto nível para a Central Norte.

“Projectamos que esta infra-estrutura tenha até três grupos de produção de 415 Megawatts (MW) cada, um mesmo número de entradas de água, dois canais de restituição e descargas de fundo capazes de descarregar pelo menos 2200 metros cúbicos por segundo”, sublinhou.

A entidade reiterou que os projectos de diversificação e expansão da HCB estão incluídos na estratégia do Governo de colocar o País como o centro de produção de energia limpa, fiável e de baixo custo ao nível da região da África Austral.

“Temos vindo a realizar reflexões estratégicas com vista à reactivação do projecto e aumentar a capacidade instalada dos actuais 2075 MW para cerca de 4000 MW (incluindo os 400 MW de energia fotovoltaica) até 2032, transformando Moçambique num pólo energético regional”, acrescentou.

Localizada na província de Tete, com sede na vila do Songo, a HCB é uma sociedade anónima constituída ao abrigo da lei moçambicana e com capital maioritariamente público, que opera o empreendimento sob concessão, com o objectivo de produzir, transportar e comercializar electricidade de forma eficiente e sustentável, maximizando os benefícios para os accionistas e gerando riqueza para o País.