Desafios, resiliência e inovação para garantir a sustentabilidade

26 670

- Publicidades -

Belmiro Destino Quive (BQ) é um empresário moçambicano que opera em vários ramos de negócio. É PCA da BDQ Holdings, que é proprietária da primeira marca de telemóveis moçambicano. Quive tem interesses na área cultural e na promoção de espectáculos musicais. Recentemente, foi eleito presidente da Associação das Empresas Gráficas de Moçambique e é o convidado especial para a presente edição da revista ‘Negócios’.

 

A industria cultural, um dos ramos que faz parte do seu perfil de negócios, foi a mais afectada pelos efeitos da COVID-19. Qual é a avaliação que faz das consequências que esta pandemia trouxe para a empresa BDQ-Concertos?

A Produção de Eventos culturais e corporativos fazem parte do nosso portfolio de negócio. Com a pandemia, a produção de eventos culturais ficou drasticamente afectada pois os eventos não estão a acontecer há mais de dois anos. O nosso negócio depende do público. Isto não só aconteceu em Moçambique, mas também em todo o mundo, portanto os maiores festivais não podem acontecer e sem espetáculos não se pode gerar receitas e as consequências são enormes. Esta área cultural mexe com várias empresas, nomeadamente restaurantes, segurança, empresas de som e luz, tal como as empresas de infraestruturas de tendas e palcos, mas também com agências de artistas e advogados. É uma cadeia de valores afectada devido à pandemia e os prejuízos são incalculáveis.

 

A BDQ Mobile foi a primeira empresa moçambicana a lançar uma marca de telemóveis em Moçambique. Como desenvolveu a marca, onde são fabricados, e que vantagens competitivas possui em ter a sua própria marca?

BDQ MOBILE é a primeira marca de celulares em Moçambique e nasce do sonho em termos uma marca moçambicana capaz de produzir modelos de celulares que se ajustem ao bolso da maioria dos moçambicanos. Como deve imaginar, o poder de compra dos moçambicanos é baixo. A questão do processo é algo sensível para muitas famílias moçambicanas, daí a necessidade de fazermos algo baseado no seu poder de compra. Actualmente, os celulares são produzidos na China devido ao baixo custo de produção na Ásia. No entanto, temos o sonho de abrir uma unidade de montagem de celulares no parque da Maluana. Com esta unidade montada em Moçambique, os preços dos celulares irão baixar ainda mais e a vantagem competitiva dos nossos produtos está no preço, garantia de 1 ano para além de seguro mobile, primeiro e único em Moçambique, graças a uma parceria com a empresa de seguros de bandeira nacional, a EMOSE. Apesar de tudo, esta área ainda tem muitos desafios devido à fuga ao fisco, assim como a pirataria. É um trabalho no qual o Governo já se encontra atento neste sector, e acreditamos que minimizados estes dois problemas, este sector tem probabilidades de registar um grande crescimento com marcas nacionais.

 

Qual é o modelo comercial adoptado para a BDQ Mobile? Lojas próprias, franchising ou distribuidores? Como está desenvolvida a rede de lojas? E quais são os produtos essenciais desta empresa?

O modelo de negócio da BDQ MOBILE é o franchising. Estamos no processo de abertura de lojas em todo o país sendo que as mesmas estão a ser geridas por jovens empreendedores, pois esta é a nossa política — apoiar jovens que demostrem vontade de trabalhar e que tenham noções de gestão. Actualmente, estamos em Maputo, Gaza, Sofala, Tete e Nampula. Pretendemos fechar todas as províncias até finais do primeiro semestre de 2022. A BDQ tem uma linha de oito produtos, entre os quais se destacam: celulares feature phone, smartphones, routers, smart watches, telefones sem fio assim como laptops.

 

Recentemente foi eleito presidente da Associação das Empresas Gráficas de Moçambique. Qual é o plano estratégico da sua equipa para o presente mandato?

Em representação da BDQ Impressão Gráfica, fui eleito presidente da AIGM (Associação dos Industriais Gráficos de Moçambique). É uma agremiação de dimensão nacional e com um mandato de cinco anos! Foi-nos confiada esta nobre missão com o objectivo de revitalizar uma associação com 21 anos de existência. Estamos conscientes das responsabilidades e da dimensão dos desafios que temos pela frente. Somos uma equipa de jovens empresários do sector, mas com o compromisso de juntamente com o Governo que, por sinal, é o nosso principal parceiro, orientarmos a indústria gráfica moçambicana rumo à sustentabilidade.

 

Quais são os desafios da indústria gráfica neste momento?

Há muitos desafios na nossa AIGM, pois como o slogan de campanha diz: “por uma indústria gráfica sustentável”. Para atingirmos a sustentabilidade, temos que combater muitas empresas que operam no sector intitulando-se de industriais gráficos, enquanto não o são. Gráfica é indústria, indústria é transformação, e transformação é feita com fábrica, equipamento, pessoal qualificado e leis consentâneas tendo em vista o desenvolvimento do sector.

Temos a questão da revisão do regulamento de contratação de serviços do Estado, revisão da pauta aduaneira no que concerne à importação de matéria-prima, assim como a questão da formação dos trabalhadores do sector! Estes são os desafios que nos podem levar à sustentabilidade, a médio e longo prazos.

 

A impressão ficou com o preço muito elevado nos últimos anos. Qual é a componente de custos que agravou e que é responsável pelo aumento do preço de impressão?

A impressão, dia após dia, vai agravando o seu preço, em particular em Moçambique, pelo facto da dependência no que diz respeito à importação de equipamentos e matérias-primas. O equipamento vem de fora, o papel e a tinta também vêm de fora. A energia está cara, actualmente, devido às revisões que têm sido feitas pelo Governo com vista a ajustar a um preço real face ao custo de produção da mesma. Estes factores são determinantes no aumento do preço! No entanto, se por um lado, a questão daimportação das matérias-primas podem ser minimizadas através da revisão da pauta aduaneira, por outro lado, a questão dos equipamentos está longe de ser resolvida, pois não produzimos equipamentos gráficos em Moçambique!

26 Comentários
  1. Nadja Diz

    When I originally commented I clicked the “Notify me when new comments are added” checkbox and now each
    time a comment is added I get three emails with the same comment.
    Is there any way you can remove me from that service?
    Thank you!

  2. Andreika Diz

    Good web site you have got here.. It’s hard to find excellent writing like yours nowadays. I really appreciate individuals like you! Take care!!

  3. Nekole Diz

    Hola! I’ve been following your site for a long time
    now and finally got the bravery to go ahead and give you a shout out from Huffman Tx!

    Just wanted to mention keep up the fantastic job!

  4. Flynn Diz

    You ought to take part in a contest for one of the best
    sites online. I’m going to recommend this website!

  5. Humberto Diz

    Way cool! Some extremely valid points! I appreciate you penning this write-up plus the rest of the website is also very good.

  6. Amey Diz

    I’m not that much of a internet reader to be honest
    but your sites really nice, keep it up! I’ll go ahead and bookmark
    your site to come back in the future. Many thanks

  7. Dezeray Diz

    This is the right web site for anyone who wants to find out about this topic.

    You realize so much its almost tough to argue with you (not that I actually will need to…HaHa).
    You certainly put a fresh spin on a topic which has been written about
    for a long time. Great stuff, just wonderful!

  8. Sarai Diz

    I’m pretty pleased to discover this great site. I need to to thank you for your time for this wonderful read!! I definitely appreciated every little bit of it and i also have you bookmarked to check out new things in your site.

  9. Elicia Diz

    Hi there to all, the contents existing at this website are truly amazing for people knowledge,
    well, keep up the nice work fellows.

  10. Shenice Diz

    Hmm is anyone else experiencing problems with the pictures
    on this blog loading? I’m trying to find out if its
    a problem on my end or if it’s the blog. Any suggestions would be greatly appreciated.

  11. Marquarius Diz

    Oh my goodness! Amazing article dude! Thank you, However
    I am experiencing problems with your RSS. I don’t understand why I am unable to subscribe
    to it. Is there anybody else getting identical RSS issues?
    Anyone that knows the answer can you kindly respond?

    Thanx!!

  12. Duane Diz

    Have you ever thought about creating an e-book or guest authoring on other
    blogs? I have a blog centered on the same topics you discuss and would love to have you share some stories/information. I know my subscribers would value your work.
    If you’re even remotely interested, feel free to send me an e
    mail.

  13. Latanya Diz

    My programmer is trying to persuade me to move to .net from PHP.

    I have always disliked the idea because of the costs.
    But he’s tryiong none the less. I’ve been using WordPress on several websites for
    about a year and am nervous about switching to another platform.
    I have heard excellent things about blogengine.net.
    Is there a way I can import all my wordpress content into it?
    Any kind of help would be greatly appreciated!

  14. Refugia Diz

    Hey there! I know this is somewhat off topic but I was
    wondering which blog platform are you using for this website?
    I’m getting fed up of WordPress because I’ve had
    problems with hackers and I’m looking at alternatives for another platform.
    I would be fantastic if you could point me in the direction of a good platform.

  15. Ivan Diz

    Pretty nice post. I just stumbled upon your blog and wanted
    to say that I have truly enjoyed surfing around your blog posts.
    In any case I’ll be subscribing to your rss feed and I hope you
    write again very soon!

  16. Jewell Diz

    I absolutely love your blog and find almost all of your post’s to be just what I’m
    looking for. Does one offer guest writers to
    write content available for you? I wouldn’t mind publishing a post or elaborating on a lot of the subjects you write related to here.

    Again, awesome web site!

  17. Lorrie Diz

    This is a topic that’s close to my heart…
    Cheers! Exactly where are your contact details though?

  18. Roger Diz

    Today, I went to the beachfront with my kids.
    I found a sea shell and gave it to my 4 year old daughter and said “You can hear the ocean if you put this to your ear.”
    She put the shell to her ear and screamed. There was a hermit crab inside and it pinched her ear.
    She never wants to go back! LoL I know this is totally off topic but I had to tell someone!

  19. Launa Diz

    I loved as much as you’ll receive carried out right here.

    The sketch is attractive, your authored subject matter stylish.
    nonetheless, you command get bought an nervousness over that you wish be delivering the following.
    unwell unquestionably come further formerly again as
    exactly the same nearly a lot often inside case you shield
    this increase.

  20. Salvatore Diz

    This text is invaluable. How can I find out more?

  21. Tamie Diz

    It’s very effortless to find out any topic on web as compared to textbooks, as I
    found this paragraph at this website.

  22. Aracely Diz

    I love what you guys are up too. Such clever work and exposure!

    Keep up the fantastic works guys I’ve you guys to my own blogroll.

  23. Wyatt Diz

    We are a bunch of volunteers and starting a brand new scheme in our community.

    Your web site offered us with valuable info to work on. You have done a formidable process and our entire neighborhood can be grateful to you.

  24. Vita Diz

    Everything is very open with a very clear description of the issues. It was really informative. Your site is very helpful. Many thanks for sharing!

  25. 바카라사이트 Diz

    and the fictional poker players.

    Stop by my website; 바카라사이트

  26. Visit website Diz

    With live dealer bonuses, on the other hand, you
    can access games that feature actual croupiers.

    Here is my web page Visit website

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.