A Mozal ofereceu ao Ministério da Saúde em Moçambique, mais de 10 milhões de meticais e 10.000 litros de álcool em apoio a ações do governo para prevenir e combater a propagação do Covid-19 e fortalecer a capacidade de teste.
Segundo Gil Cumaio, diretor de assuntos corporativos da Mozal, o gesto é uma resposta aos desafios que o setor de saúde enfrenta, principalmente porque o número de casos positivos continua aumentando.
“Esta doação é parte de nossa ação para ajudar a prevenir e responder ao COVID-19 em nível nacional”, disse Cumaio, acrescentando: “A Mozal continua comprometida com a segurança, a saúde e o bem-estar das comunidades onde opera – uma solução correta e correta. Causa importante para nós”.
A Embaixada da China e Cervejas de Moçambique (CDM) seguiram o exemplo, a embaixada chinesa oferece 370.000 máscaras de proteção e 31.000 outros itens de equipamento de proteção individual (EPI), incluindo luvas, óculos de proteção e capas de sapatos descartáveis, enquanto o CDM oferece 20.000 viseiras.
O encarregado de negócios da Embaixada da China em Moçambique, Zhang Xiangyan, diz que a doação marca um momento crítico e expressa a solidariedade do governo e do povo chinês em relação ao moçambicano e a fraternidade que existe entre os dois países.
O Gil Cumaio reiterou que fornecer aos profissionais de saúde equipamentos de proteção essenciais estava entre suas principais prioridades.