Agricultores financiados pela MRM produziram 1.642,3 toneladas de cereais

4.421

Agricultores do Posto Administrativo de Namanhumbir, financiados pela Montepuez Ruby Mining (MRM) no âmbito do “Projeto de Agricultura e Conservação”, produziram 1.642,3 toneladas de cereais durante a época agrícola 2021/2022, avaliadas em 84.184.682,50 meticais (USD 1.327.834,11).

O projecto de agricultura e conservação beneficia um total de 600 famílias organizadas em 11 associações agrícolas, que trabalham em mais de 900 hectares de terra. Na secção de cereais, os produtores dedicam-se ao cultivo do milho, gergelim, amendoim e feijão nhemba.

Os beneficiários recebem assistência técnica e sementes todos os anos, desde 2016, com o objetivo de garantir uma produção sustentável.

Os cereais e outros produtos cultivados com o apoio da MRM são vendidos nos mercados das comunidades de Namanhumbir, sede de distrito de Montepuez, distritos vizinhos e Cidade de Pemba, contribuindo significativamente para a redução da insegurança alimentar.

A MRM é o maior comprador da produção de cereais, vegetais e frangos vendidos por agricultores e avicultores do Posto Administrativo de Namanhumbir, cujas actividades são financiados pela empresa.

Para garantir maior acesso ao mercado, melhor interação entre os produtores e maior geração de renda para os agricultores, a empresa organiza regularmente feiras agrícolas.

A MRM concluiu recentemente a construção e entrega do Mercado da Aldeia de Wikupuri, para servir como um espaço comum de  venda de  produtos cultivados tanto pela  comunidade reassentada, assim como pelas  outras aldeias de Namanhumbir, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e proporcionar uma maior independência financeira.

A MRM apoia a produção de cereais, legumes, vegetais e aves através do Projecto de Agricultura, Conservação e Criação Animal, com um financiamento anual de aproximadamente 12 milhões de meticais (USD 200.000).