Economia moçambicana poderá crescer 8,3% em 2024

300

O Banco Mundial melhorou ligeiramente as perspectivas de crescimento económico de Moçambique para 2024, depois de uma previsão de 8% feita em Janeiro. A instituição entende, nesta última revisão, que a economia nacional poderá crescer 8,3% no próximo ano.

O mais recente relatório do Banco Mundial sobre Perspectivas Económicas Globais, publicado em Washington, nos Estados Unidos, traz melhores perspectivas para o crescimento de Moçambique em 2024, num contexto em que se espera que o gás venha a alavancar a economia.

Estima o Banco Mundial que a economia nacional cresça não 8% no próximo ano, como era previsto em Janeiro último, mas sim 8,3%. Entretanto, o relatório mantém a previsão de crescimento de 5% para este ano.

Trata-se de subidas que estão muito acima da média esperada na região subsariana. Para África subsaariana, a previsão de crescimento de 3,6% feita em Janeiro foi cortada para 3,2%, neste último relatório do Banco Mundial.

Só no próximo ano é que a situação vai melhorar, esperando se uma subida de 3,9%. Entretanto, há vários riscos negativos associados às previsões, como sejam caso as pressões inflacionárias persistam por mais tempo do que o previsto ou se o stresse no sector bancário das economias avançadas espalhar-se para o sistema financeiro global, que podem conduzir a deterioração das condições de financiamento da África subsaariana, provocando novas depreciações cambiais e saídas de capital, elevando os riscos de sobreendividamento.