Agência Nacional de Desenvolvimento Geo-Espacial assume liderança na gestão de dados de todo o território

903

- Publicidades -

O Primeiro-Ministro de Moçambique, Adriano Maleiane, empossou, recentemente a nova Directora Geral da Agência Nacional de Desenvolvimento Geo-Espacial (ADE), Odete Semião.
A ADE é um organismo tutelado pelo Ministro dos Transportes e Comunicações, criado em 2020 com o objectivo de promover boas práticas de planificação do território nacional, bem como gerir a Rede Nacional de Informação Geográfica, uma plataforma online que permite ter acesso a dados actualizados dos vários sectores, fazer análise espacial e desenvolver ferramentas tecnológicas para tomada de decisões.
Durante a cerimónia da tomada de posse, o Primeiro-Ministro referiu o facto do Governo querer maximizar a eficiência no planeamento e tomada de decisões com base em evidências geo-espaciais. “É assim que esperamos que a ADE assuma o papel de liderança ao nível de gestão de dados, informação e conhecimento geo-espaciais para apoiar na formulação de políticas públicas, planeamento e implementação de programas estruturantes do nosso país”, afirmou, ainda, Adriano Maleiane.
Para o seu mandato, Odete Semião pretende transformar a ADE numa “Agência robusta, bem como conceber os instrumentos normativos que vão permitir que seja funcional e responda aos propósitos para a qual foi criada”. Segundo a Directora Geral da ADE, a sua missão passa ainda por “maximizar a eficiência no planeamento e tomada de decisões com base em evidências, proporcionar uma visão holística das questões que afectam as comunidades e melhorar a monitoria dos indicadores de desempenho do Governo”.
Mestre em Administração Pública e Licenciada em Medicina Veterinária com mais de 28 anos de experiência na Administração Pública, Odete Semião tem liderado, ao longo do seu percurso profissional, várias áreas com foco na promoção de investimentos, desenvolvimento de negócios, análise de projectos e facilitação de ligações empresariais entre PME e projetos corporativos. Tem, ainda, uma vasta experiência de administração, liderança, gestão de recursos financeiros e humanos, bem como na elaboração, implementação e monitoria de projectos de desenvolvimento sócio-económico integral.
De 2011 até à data da sua nomeação, coordenou o Programa de Desenvolvimento Espacial – Agência de Desenvolvimento Geo-Espacial, unidade responsável pela promoção das Iniciativas de Desenvolvimento Espacial (IDEs).