Absa Bank Moçambique lança Guia de Literacia Financeira para promover a informação e a formação financeira dos clientes bancário

Absa Bank Moçambique lança Guia de Literacia Financeira para promover a informação e a formação financeira dos clientes bancários
Clientes bancários mais informados e com maior literacia financeira estão mais aptos a tomar decisões adequadas ao seu perfil de risco e aos seus recursos. São também clientes mais atentos e mais exigentes.
Para promover a informação e a formação financeira, o Absa Bank Moçambique disponibiliza informação útil sobre os produtos e serviços bancários, um glossário de termos financeiros e respostas a perguntas frequentes, através do seu website e outras plataformas digitais.
Com o intuito de promover a literacia financeira em Moçambique, contribuir para o desenvolvimento da economia e do sistema financeiro, o Banco lança o Guia de Literacia Financeira com o qual pretende contribuir para a divulgação das características dos principais produtos e serviços bancários, e contribuir para a generalização do conhecimento relativo ao Sistema Financeiro, o seu papel, as suas características e os instrumentos que disponibiliza.
Este Manual tem como objectivo a melhoria dos conhecimentos, atitudes e comportamentos financeiros dos seus clientes e população em geral, com a prestação de informação sobre conceitos financeiros básicos que permitam um maior esclarecimento e uma escolha mais adequada de produtos financeiros, a sensibilização para a necessidade de realização de um planeamento do orçamento familiar, o desenvolvimento de hábitos de poupança e responsabilidades individuais na poupança para a reforma e saúde, a promoção de hábitos de recurso responsável ao crédito e prevenção do risco do sobre endividamento, para além do alerta para situações de fraudes ou práticas potencialmente lesivas.
“continuamos a implementar uma abordagem bancária cada vez mais orientada para o cliente, sempre com o objectivo da materialização das boas práticas bancárias. Neste sentido, apostamos na disponibilização de informação aos nossos clientes e ao público em geral, aumentando os seus níveis de literacia financeira e auxiliando na gestão do património e nas decisões de poupança e investimento”, frisou Rui Barros, Administrador Delegado do Absa bank Moçambique.
Reconhece-se, assim, a importância de decisões informadas por parte dos cidadãos na escolha de produtos e serviços bancários, de modo a poderem avaliar os seus custos e benefícios. Uma maior formação financeira permite também decisões mais esclarecidas no que respeita à gestão do orçamento familiar.
Compartilhar:
Últimas Notícias

ExxonMobil condiciona projecto de 30 mil milhões à segurança
30 Setembro, 2025

Taxa de juros colocada abaixo dos dois dígitos
30 Setembro, 2025

Comércio mundial cresce no primeiro semestre
11 Julho, 2025

Lançado livro sobre seguros para pequenos agricultores
8 Julho, 2025

Newsletter
Ao clicar no botão Inscrever-se, confirma que leu a nossa Política de Privacidade.
Categorias
Continue Lendo

ExxonMobil condiciona projecto de 30 mil milhões à segurança
30 Setembro, 2025

Taxa de juros colocada abaixo dos dois dígitos
30 Setembro, 2025

Comércio mundial cresce no primeiro semestre
11 Julho, 2025

Lançado livro sobre seguros para pequenos agricultores
8 Julho, 2025



