Todas as condições estão reunidas para FACIM 2021

532

- Publicidades -

A Agência de Promoção de Investimentos e Exportações (APIEX) afirma que estão reunidas as condições para a 56ª edição da Feira Internacional de Maputo (FACIM 2021) que se realiza de 30 de Agosto a 5 de Setembro.

Gil Bires, director-geral da APIEX, disse ao ‘Notícias’ que os trabalhos de preparação decorrem a bom ritmo e que se prevê uma aceleração nos próximos dias, de forma a que o calendário do evento seja cumprido na íntegra.

Num contexto em que o país necessita de continuar a realizar feiras comerciais, não só para atrair mais investimento directo estrangeiro e nacional, mas também para promover as exportações, a APIEX vai garantir o cumprimento das medidas de prevenção da Covid-19 durante o evento, disse Bires.

O evento acontecerá em formato híbrido, com encontros presenciais e virtuais.

“Obviamente, será uma edição diferente das outras, tendo em conta a situação da Covid-19, que vai impor algumas restrições. Portanto, será feito em um modelo híbrido – presencial e virtual – e projetamos uma plataforma [facimexpo.com] para empresas que não podem estar presentes para participar virtualmente”, disse.

Gil Bires falou ainda sobre o impacto da Covid-19 no investimento, afirmando que tem havido alguma retração, mas passa a dizer que, mesmo neste ambiente adverso, o país deve continuar a atrair mais investimento estrangeiro e nacional.

“As facilidades que o governo oferece são para estrangeiros e nacionais, pelo que temos de contrariar esta percepção de que os incentivos fiscais, aduaneiros e outras facilidades são apenas para investidores de fora do país”, frisou Bires.

Bires apontou a intensificação das ações de fomento às exportações, por meio da concessão de maior atendimento às operadoras nacionais, como um dos destaques das ofertas 2021 do APIEX.

Moçambique, disse Bires, deve também anunciar oportunidades para os operadores de comércio exterior terem acesso aos mercados preferenciais existentes, e ajudá-los a cumprir os requisitos necessários.