O banco francês Societe Generale anunciou esta quinta-feira que concordou em vender as suas operações de retalho em Moçambique e no Burkina Faso ao Vista Group, sediado na Guiné.
“De acordo com os compromissos assumidos, o Grupo Vista assumirá todas as actividades operadas por estas subsidiárias, bem como todas as carteiras de clientes da Societe Generale e todos os trabalhadores destas duas entidades”, afirmou o banco francês em comunicado.
O montante da transação não foi indicado. Sujeita à aprovação das autoridades reguladoras, a venda poderá ser concluída no próximo ano, revela o banco em comunicado.
O banco francês detém uma participação de 52,6 por cento na sua subsidiária do Burkina Faso e 65 por cento da operação em Moçambique.
O Vista Group descreve-se como “uma holding de serviços financeiros com o objetivo de construir um grupo de instituições financeiras pan-africanas de classe mundial e contribuir para a inclusão económica e financeira em África”, e tem operações no Burkina Faso, Gâmbia, Guiné e Serra Leoa.
A Societe Generale está a retirar-se de África à medida que muda de estratégia com o seu novo presidente executivo, Slawomir Krupa, que assumiu o cargo em Maio passado.